7 Modelos de carta de candidatura a vaga de emprego

A carta de candidatura, também conhecida como carta de apresentação ou carta manifestação de interesse, é um documento que vai junto com o CV, sempre que você envia uma candidatura a uma vaga de emprego.

Tal como o curriculum vitae, a carta de apresentação é um dos primeiros contatos do candidato com a empresa. Por isso, a sua carta de candidatura deve ser bem redigida e criativa, para que possa destacar-se dos outros candidatos e conseguir o emprego que você deseja.

Veja também:

Dicas para escrever uma boa carta de candidatura

Use as dicas a seguir ao escrever a sua carta de candidatura para obter melhores resultados.

Escreva a sua carta de candidatura no corpo do seu email

Se você deseja que sua carta de candidatura fique imediatamente visível para recrutadores, desde o momento que eles abrirem seu email. Então, escreva a sua carta de apresentação no corpo do seu email.

Se você o anexar separadamente, simplesmente retardará o processo e correrá o risco de ter sua candidatura ignorada (especialmente se levar muito tempo para o documento abrir).

Modelos de carta de candidatura para vaga de emprego prontos

Aqui estão 7 modelos de carta de candidatura que você pode usar como inspiração ao se candidatar a um emprego.

Carta de candidatura para técnico de informática

Saudações,

Gostaria de apresentar a minha candidatura ao lugar de Técnico de Informática que a vossa instituição anunciou no site Trovagas.

Junto envio o meu currículo apresentando em pormenor a minha experiência profissional nas diversas empresas onde desempenhei cargos semelhantes, assim como a minha formação vai de encontro aos requisitos pretendidos.

Manifesto deste modo a minha total disponibilidade para um posterior contacto onde prestarei todas as informações que considerarem relevantes.

Muito obrigado,

Seu nome

Baixe aqui o modelo de carta de apresentação para técnico de informática

Carta de candidatura para assistente administrativo

Cordiais saudações,

Em resposta ao seu anúncio publicado no site Trovagas para Assistente Administrativo, anexo o meu currículo e outros documentos solicitados para a sua apreciação.

Sou uma pessoa motivada com 2 anos de experiência como Assistente Administrativa. Atualmente estou a trabalhar como Assistente Administrativa na ABC Consultoria e Serviços, onde preparo ordens de compra e faturas, realizo inventários, contatos com fornecedores, além de atender clientes.

Antes disso, trabalhei como recepcionista na BTM Investimentos, onde realizei tarefas gerais de recepção e administração, bem como atendimento ao cliente. Através das minhas experiências na ABC Consultoria e Serviços, desenvolvi minhas habilidades de administração e atendimento ao cliente, aprendi a trabalhar como integrante de uma equipa e mantive os mais altos padrões de profissionalismo.

Tenho fortes habilidades de comunicação e um excelente conhecimento do Microsoft Word, Excel e PowerPoint.

Enquanto aguardo uma resposta positiva da sua parte, queira aceitar as minhas sinceras saudações.

Muito obrigada,

Seu nome

Baixe aqui o modelo de carta de apresentação para assistente administrativo

Carta de candidatura espontânea para Contabilista

Prezados,

Chamo-me Ana Mora e sou formada em Contabilidade e Auditoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique. Venho por este meio me candidatar à uma possível vaga de Contabilista na instituição que V. Exª dirige.

Tenho experiência em todas as áreas abrangidas por esse cargo, tanto no trabalho quanto no estudo, incluindo contas a pagar, contas a receber, reconciliações de contas bancárias, preparação legal de contas e conformidade fiscal, imposto sobre salários e orçamentos.

Trago também uma série de outras habilidades e qualidades essenciais que desenvolvi através do estudo: trabalho em equipa e comunicação, gestão de tempo, atenção aos detalhes, habilidades de apresentação, atendimento ao cliente e a capacidade de cumprir prazos.

Sou uma pessoa motivada e trabalhadora que está interessada em aprender e contribuir.

Agradeço desde já o interesse que a minha candidatura possa merecer da vossa parte, manifesto inteira disponibilidade para esclarecer qualquer questão numa possível entrevista.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com a máxima consideração.

Muito obrigada,

Seu nome

Baixe aqui o modelo de candidatura espontânea para Contabilista

Uma dica: Especifique a área ou departamento em que você gostaria de trabalhar para que o recrutador saiba se há oportunidades e onde ele pode te colocar.

Carta de candidatura para Motorista

Prezado Sr. Jorge Muchacuar,

Em resposta ao seu anúncio publicado no site Trovagas para o cargo de Motorista, anexo o meu currículo e outros documentos solicitados para a sua avaliação.

Atualmente, trabalho como Motorista na Técnica PC, onde sou responsável pelo serviço de entrega de encomendas e de transporte dos funcionários da empresa de maneira segura.

Sou certificado em Primeiros Socorros e sou capaz de manter todas as minhas viaturas limpas. Também realizo verificações em minhas viaturas antes e depois do uso.

Possuo um bom histórico de condução sem acidentes, posso dirigir em condições climáticas adversas e posso operar um veículo com segurança durante o dia e à noite.

Agradeço imensamente por ter analisado a minha candidatura e estou ansioso para uma entrevista, onde poderei fornecer mais detalhes sobre a minha formação e experiência de trabalho.

Muito obrigado,

Seu nome

Baixe aqui o modelo de carta de apresentação para Motorista

Carta de candidatura para consultor de recursos humanos

Prezado Jorge Muchacuar,

Estou entrando em contato com você a respeito da vaga para o cargo de consultor de recursos humanos que encontrei no LinkedIn. Tenho grande interesse neste cargo e gostaria de receber sua consideração como candidato para o cargo.

Tenho mais de 8 anos de experiência nessa área e já passei por grandes organizações, como a Save the Children, Pathfinder e Banco Mundial.

Tenho uma grande paixão por ajudar os outros, por isso tenho encontrado tanta realização nos recursos humanos, dando suporte aos meus colegas de trabalho e ajudando-os de forma a beneficiá-los pessoal e profissionalmente. Também gosto de buscar soluções para problemas comuns de RH, o que considero um grande trunfo para o cargo. Uma vez que esta posição de consultor trabalha diretamente com vários clientes, auxiliando-os em suas necessidades de recursos humanos.

Também sou graduado em recursos humanos pela Universidade São Tomás de Moçambique. Ao longo de minha formação, trabalhei com profissionais de recursos humanos qualificados que compartilharam suas experiências comigo. Algumas das minhas habilidades mais fortes incluem a capacidade de aumentar a retenção de funcionários por meio do aprimoramento da cultura da empresa e de desenvolver programas de treinamento para garantir que todos os funcionários tenham acesso às informações de que precisam para ter sucesso e cumprir os seus deveres.

Agradeço seu tempo analisando esta carta e espero ouvir de você a respeito das próximas etapas do processo de contratação. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de informações adicionais, não hesite em entrar em contato comigo.

Muito obrigado,

Seu nome

Baixe aqui o modelo de carta de apresentação para consultor de recursos humanos

Carta de candidatura para professora de Matemática

Caro Sr. Adams!

Desejo candidatar-me a vaga de Professora de Matemática para a 8ª e 10ª Classes em sua escola, conforme anunciado no site Trovagas.

Sou Licenciada em Matemática pela Universidade Pedagógica e tenho ensinado nos últimos 5 anos na Escola secundária Josina Machel, como Professora de Matemática, meu principal objetivo é motivar os alunos a fazer o seu melhor e ampliar seus próprios limites pessoais.

Incentivo sempre os alunos a construir sua própria aprendizagem em um ambiente que estimule e ajude os alunos a realizar todo o seu potencial. Tive alguns excelentes resultados com alunos que têm um histórico de desempenho fraco.

Sempre me esforço para incutir o amor pela aprendizagem e para tornar o aprendizado emocionante e interessante.

Estou confiante de que minha experiência e habilidades serão um trunfo para o aprendizado e desenvolvimento de seus alunos.

Obrigado por tomar o tempo para considerar a minha candidatura.

Envio anexo o meu currículo e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, onde poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.

Muito obrigada,

Seu nome

Baixe aqui o modelo de carta de apresentação para professora de Matemática

Carta de candidatura para engenheiro de segurança do trabalho

Prezados,

Em resposta ao anúncio publicado no site Trovagas para a vaga de engenheiro de segurança do trabalho, anexo o meu currículo e outros documentos solicitados para a sua apreciação.

Engenheiro formado com especialização em “higiene, segurança, meio ambiente” pela universidade Eduardo Mondlane, possuo fortes habilidades na implantação de sistemas de gestão HSE, estudo de normas regulatórias, análises de risco HSE e utilização do HAZID/ HAZOP.

Durante minha primeira experiência como gerente de higiene industrial no grupo Vista um, adquiri conhecimentos avançados em análise de risco e prevenção de impactos ambientais.

Fui também responsável pela realização das diversas medições metrológicas (ruído, H2S, BTEX, NORMs, etc.).

Evoluindo para o cargo de gestor de projetos no mesmo contexto, fui responsável pela implementação da certificação ISO 14001 (Realização de auditorias) e pela elaboração da documentação necessária (procedimentos, instruções, manual de SMS).

Isto permitiu-me desenvolver o meu espírito de trabalho e organização sem esquecer o domínio da informática e da língua inglesa.

Dotado de espírito de desafio e iniciativa, dinâmico e motivado, espero que a minha candidatura tenha chamado a vossa atenção.

Enquanto aguardo uma resposta positiva da sua parte, queira aceitar as minhas sinceras saudações.

Muito obrigado,

Seu nome

Baixe aqui o modelo de carta de apresentação para engenheiro de segurança do trabalho

Carta de candidatura para advogado

Saudações,

Sou [nome, sobrenome], licenciado em Direito e especializado em direito comercial. Estou escrevendo para você em relação à anúncio de emprego publicado no site Trovagas para o cargo de advogado.

Como pode ver no currículo em anexo, tenho experiência trabalho em um escritório de advocacia desde 2017.

Esta posição representa uma grande oportunidade para mim, pois me permitiria crescer profissionalmente em uma empresa que considero uma referência no setor. Além disso, estou convencido de que minha experiência anterior, minha motivação e meu interesse pela formação contínua me permitirão realizar as tarefas de [cargo].

Aguardo a oportunidade de ter uma entrevista, para que eu possa falar mais sobre a minha experiência profissional. Portanto, estou ansioso para ouvir de você.

Muito obrigado,

Seu nome

Baixe aqui o modelo de carta de apresentação para advogado

Modelos de carta de apresentação para emprego – conclusão

Espero que estes exemplos de carta de candidatura para emprego o ajudem a criar sua própria carta de apresentação capaz chamar a atenção dos recrutadores e o leve um passo mais perto de conseguir o emprego.

Deixe um comentário