No artigo de hoje, vou compartilhar com você um exemplo de carta de apresentação para primeiro emprego pronto para copiar e usar.

É um exemplo de carta de apresentação simples é pode ser usado por qualquer pessoa que está à procura do seu primeiro emprego.

Mas, antes de você copiar o modelo, confira algumas dicas que preparei com o intuito de te ajudar a preencher a sua carta de apresentação para primeiro emprego. Confira!

O que colocar na carta de apresentação para primeiro emprego?

Como você ainda não tem experiência profissional para colocar na sua carta de apresentação, a sua carta deve destacar as suas habilidades e capacidades adquiridas ao longo dos anos de estudos, tanto do ponto de vista teórico como prático.

Além disso, a sua carta de apresentação deve destacar outros pontos importantes, como a sua formação, estágios profissionais, cursos ou idiomas.

Vamos dar uma olhada em cada parte da carta de apresentação com exemplos práticos:

Primeiro Parágrafo

No primeiro parágrafo, você deve se apresentar e dizer para qual vaga você está se candidatando e como você teve conhecimento da vaga.

Por exemplo:

Meu nome é Sara e sou recém-formada em Gestão de Empresas pelo Instituto Foco. Fiquei sabendo da vaga de emprego para Assistente Administrativa no LinkedIn. Estou muito interessada na posição e tenho certeza de que possuo as habilidades e características necessárias que sua empresa está procurando.

Segundo Parágrafo

Aí vem a parte mais crítica ao escrever uma carta de apresentação sem experiência.

O objetivo deste paragrafo (um a dois parágrafos no máximo) é provar que você é o melhor candidato para a posição.

Mas, como você tem pouca ou nenhuma experiência profissional, você deve destacar algumas atividades e características suas que sejam relevantes para a posição. Veja alguns exemplos:

  • Habilidades que você tem e que sejam bastante desejadas pelas empresas. Capacidade de trabalhar em equipe é uma delas. Boa comunicação é outra.
  • Pontos fortes da sua formação que demonstrem que você é um bom candidato para a vaga. Pode ser algum curso específico, um estágio ou alguma coisa que esteja diretamente ligada à vaga ou à área de atuação da empresa a qual você está se candidatando.
  • Atividades extras que você tenha desenvolvido na escola/faculdade ou algum trabalho voluntário que você tenha feito e que tenha ajudado a desenvolver determinadas competências.

Por exemplo:

Tenho bom conhecimento do Inglês e forte sentido de responsabilidade, organização e capacidade de gestão de várias tarefas em simultâneo. Fiz um estágio de 6 meses na Técnica PC como assistente administrativa, estágio esse que me proporcionou experiência do “mundo real” no atendimento aos clientes e gestão de processos administrativos.

Parágrafo final: despedida

Termine a sua carta de apresentação com uma frase de chamariz.

Diga ao recrutador que você está pronto para uma entrevista e coloque-se à disposição para sanar qualquer dúvida que aparecer sobre você e não se esqueça de terminar a carta com uma assinatura e, em seguida, seu nome e contatos.

Por exemplo:

Segue anexo o meu curriculum vitae e outros documentos solicitados para sua apreciação. Agradeço antecipadamente pelo seu tempo e consideração.

Ana Marrengula

+ 258 97 90 78 900

Como enviar a sua carta de apresentação para primeiro emprego?

Se você chegou até aqui, parabéns!

Você já sabe como fazer uma carta de apresentação para primeiro emprego.

Agora está na hora de enviar a carta para o empregador.

Como enviar?

Ao enviar a sua carta de apresentação é melhor colocar a carta como anexo ou no corpo do email?

Qual é a melhor opção que vai garantir que a sua candidatura tenha destaque?

A resposta é simples: quando você for a enviar o seu currículo por email para uma empresa, seja para candidatura espontânea ou em resposta a um anúncio de emprego, o corpo do seu email deve ser a sua carta de apresentação!

Você não precisa colocar a carta de apresentação como um anexo, a menos que eles digam especificamente que desejam que você anexe a carta.

Escrevendo a carta de apresentação no corpo do email, o recrutador lê a carta no momento em que abre seu email.

Menos um clique para fazer.

Se a sua carta de apresentação for boa, o recrutador não se importará em clicar para fazer o download do seu currículo.

 

O único documento que você deve anexar é o seu currículo e outros documentos que o recrutador pedir.

Percebeu agora?

A partir de hoje, comece a seguir está dica e vera que as chances de ser chamado para entrevista vão duplicar.

Exemplo de carta de apresentação para primeiro emprego pronta para copiar

Saudações!

Segue anexo a este email meu currículo para o cargo de Técnico de Informática. Estou animado com a oportunidade de trabalhar para a Técnica PC porque acredito ser o melhor lugar para eu colocar em prática os conhecimentos adquiridos na escola.

Uma coisa que mais me atraiu na Técnica PC é saber que vocês são especialistas na reparação de laptops. Também sou apaixonado por reparar computadores, principalmente laptops. Devido as habilidades que possuo na área de reparação de computadores, ganhei um prémio de melhor aluno do ano na disciplina de hardware e um estagio de 6 meses para ajudar o departamento de informática da escola na reparação dos computadores.

Fiquei muito emocionado ao ler sobre essa vaga e adoraria me encontrar com você e discutir as contribuições que posso trazer para a Técnica PC como seu novo Técnico de Informática.

Muito obrigado,

João Carlos

+ 258 97 90 78 900

Jorge Muchacuar

Cofundador da Técnica PC e Trovagas. Atuo no mercado de Tecnologia da Informação a mais de 10 anos, nos meus tempos livres gosto de escrever sobre emprego, carreira e empreendedorismo.