Carta de candidatura espontânea: Exemplos prontos para usar

Uma carta de candidatura espontânea você envia a uma empresa a qual você deseja trabalhar, mesmo sem ter certeza se há vagas disponíveis na empresa.

A ideia principal ao enviar uma candidatura espontânea é explorar o mercado de trabalho oculto, que alguns especialistas estimam que cobre até 80% das vagas.

É importante destacar que muitas empresas de grande dimensão recorrem cada vez menos a anúncios para preencher o seu quadro de pessoal, optando por candidatos que tenham submetido uma candidatura espontânea.

Veja também: 12 Modelos de currículo pronto para preencher download grátis

O que é uma carta de apresentação candidatura espontânea?

Muito parecido com uma carta de apresentação padrão, uma carta de candidatura espontânea acompanha seu currículo quando você está se candidatando a uma vaga de emprego. No entanto, uma carta de apresentação espontânea é diferente de uma carta de apresentação padrão em alguns aspectos.

As cartas de apresentação padrão geralmente são enviadas ao se candidatar a uma vaga de emprego anunciada e devem ser adaptadas a essa vaga. Em enquanto uma carta de apresentação espontânea é enviada para se candidatar a uma vaga de emprego que não foi anunciada.

Para quem enviar a sua carta de candidatura espontânea?

Sempre que possível, tente enviar a sua carta de candidatura espontânea para uma pessoa especifica, invés de um departamento genérico.

Se você não tiver certeza do nome da pessoa para a qual deve enviar sua carta de apresentação, dê uma olhada no site da empresa ou tente pesquisar no LinkedIn.

Tente descobrir o nome do responsável pelo departamento no qual você tem interesse em trabalhar.

Portanto, evite escrever “Prezado Senhor / Senhora” ou para “quem possa interessar”.

Enviar a sua carta de candidatura espontânea para uma pessoa certa é muito importante, porque se você enviar para à pessoa errada, você não terá nenhuma resposta.

Como enviar a sua candidatura espontânea?

A maneira como você vai enviar a sua candidatura espontânea, dependera da empresa.

Há empresas que recebem as suas candidaturas espontâneas através de uma plataforma própria, por exemplo o site da empresa, onde a partida você encontrara um formulário indicando quais os dados e documentos necessários.

É o caso do Mozabanco e Banco MAIS.

No entanto, existem empresas que recebem as suas candidaturas espontâneas através do email.

No caso das candidaturas espontâneas através de email, o “segredo” esta na forma como você se dirige à empresa.

No meio de muitas candidaturas é importante diferenciar-se dos demais candidatos a emprego.

Uma excelente forma de conseguir sobressair será, por exemplo, colocar o conteúdo da sua carta de apresentação no corpo do email e não como anexo.

Escrevendo o conteúdo da sua carta de apresentação no corpo do email, o recrutador lê a carta no momento em que abre o seu email.

E se a carta for boa, provavelmente não se importara em fazer o download do seu currículo.

Carta de candidatura espontânea: Exemplos prontos para usar

Exemplo de carta de candidatura espontânea genérica

Prezado Diretor de Recursos Humanos,

Tenho o prazer de lhe escrever a fim de apresentar o meu currículo para poder participar nos atuais ou futuros processos de seleção da empresa.

O motivo de querer fazer parte da sua empresa é (coloque os motivos que chamam a atenção para a empresa em 2 linhas).

Quanto à minha formação e experiência (coloque onde esteve e o que fez em 2 linhas relacionadas com a posição a que se candidata). Desde então tenho realizado trabalhos relacionados na (outra empresa). Todas as experiências anteriores permitiram-me crescer profissionalmente e destacar-me como profissional (setor).

Analisando sua empresa estou convencido de que posso contribuir com muito valor graças ao meu (coloque seus pontos fortes e exemplos).

Fico à sua disposição para uma reunião, se julgar conveniente, a fim de nos encontrar pessoalmente para poder discutir os aspetos de que possa interessar.

Muito obrigado,

Seu nome nome

Seu número de telefone

Baixe aqui exemplo de carta de candidatura espontânea genérica

Exemplo de carta de candidatura espontânea para assistente administrativa

Prezado Phillip Toss,

Escrevo esta carta para expressar meu interesse em trabalhar como assistente administrativa para sua empresa. Nos últimos cinco anos, tive uma carreira impressionante como assistente administrativa na Global technologies.

Se você decidir me contratar para esta posição, terá a ganhar devido aos seguintes pontos fortes:

  • Larga experiência nas seguintes funções administrativas: gestão de escritório, suporte executivo, atendimento ao cliente, faturamento / preparação de documentos, administração de folha de pagamento, desenvolvimento e coordenação de reuniões e suporte a projetos.
  • Conhecimentos de informática com competência em todos os programas básicos do MS Office, incluindo Word, PowerPoint, Excel, Access e Outlook.
  • Excelentes habilidades de multitarefa, incluindo gerenciamento de projetos de alto perfil, atribuições, reuniões e desenvolvimento de soluções viáveis para problemas que afetam seus negócios.

Prometo dedicar meu tempo e energia como assistente administrativa para fazer sua empresa crescer.

Anexei meu currículo para sua apreciação. Reserve um momento para examiná-lo e ter uma ideia melhor de quem eu sou.

Agradeço por seu tempo e consideração. Poderá entrar em contato comigo por email [email protected]

Muito obrigada,

Seu nome nome

Seu número de telefone

Baixe aqui exemplo de carta de candidatura espontânea para assistente administrativa

Exemplo de carta de candidatura espontânea para engenheiro informático

Prezado Jorge Muchacuar,

Estou lhe enviando este email porque estou ativamente procurando um emprego como Engenheiro Informático e acredito que meu perfil pode caber dentro de sua empresa.

Anexo o meu curriculum vitae onde poderá verificar que tive uma excelente experiência profissional em grandes empresas de TI na Espanha e Portugal.

Acredito que a minha vivencia no exterior me transformam em um profissional ajustado às necessidades de sua empresa.

Estou à sua total disposição caso necessite que esclareça algum detalhe do meu CV ou qualquer outro aspecto do meu perfil em uma entrevista pessoal.

Melhores cumprimentos,

Seu nome nome

Seu número de telefone

Baixe aqui exemplo de carta de candidatura espontânea para engenheiro informático

Você pode estar interessado