4 Exemplos de carta de candidatura espontânea para usar

Muito parecido com uma carta de apresentação padrão, uma carta de candidatura espontânea acompanha seu CV quando você está se candidatando a uma vaga de emprego. No entanto, uma carta de apresentação espontânea é diferente de uma carta de apresentação padrão em alguns aspectos.

As cartas de apresentação padrão geralmente são enviadas ao se candidatar a uma vaga de emprego anunciada e devem ser adaptadas a essa vaga enquanto uma carta de apresentação espontânea é enviada para se candidatar a uma vaga de emprego que não foi anunciada.

Para quem enviar a sua carta de candidatura espontânea?

Sempre que possível, tente enviar a sua carta de candidatura espontânea para uma pessoa especifica, invés de um departamento genérico.

Se você não tiver certeza do nome da pessoa para a qual deve enviar sua carta de apresentação, dê uma olhada no site da empresa ou tente pesquisar no LinkedIn.

Tente descobrir o nome do responsável pelo departamento no qual você tem interesse em trabalhar.

Portanto, evite escrever “Prezado Senhor / Senhora” ou para “quem possa interessar”.

Enviar a sua carta de candidatura espontânea para uma pessoa certa é muito importante, porque se você enviar para à pessoa errada, você não terá nenhuma resposta.

Como enviar a sua candidatura espontânea?

A maneira como você vai enviar a sua candidatura espontânea, dependera da empresa.

Há empresas que recebem as suas candidaturas espontâneas através de uma plataforma própria, por exemplo, o site da empresa, onde a partida você encontrara um formulário indicando quais os dados e documentos necessários.

No entanto, existem empresas que recebem as suas candidaturas espontâneas através do email.

4 exemplos de carta de candidatura espontânea para usar

Exemplo 1: carta de candidatura espontânea para assistente administrativa

Prezado Phillip Toss,

Escrevo esta carta para expressar meu interesse em trabalhar como assistente administrativa para sua empresa. Nos últimos cinco anos, tive uma carreira impressionante como assistente administrativa na Global technologies.

Se você decidir me contratar para esta posição, terá a ganhar devido aos seguintes pontos fortes:

  • Larga experiência nas seguintes funções administrativas: gestão de escritório, suporte executivo, atendimento ao cliente, faturamento / preparação de documentos, administração de folha de pagamento, desenvolvimento e coordenação de reuniões e suporte a projetos.
  • Conhecimentos de informática com competência em todos os programas básicos do MS Office, incluindo Word, PowerPoint, Excel, Access e Outlook.

Prometo dedicar meu tempo e energia como assistente administrativa para fazer sua empresa crescer.

Anexei meu currículo para sua apreciação. Reserve um momento para examiná-lo e ter uma ideia melhor de quem eu sou.

Agradeço por seu tempo e consideração.

Muito obrigada,

Seu nome nome

Exemplo 2: carta de candidatura espontânea para engenheiro informático

Prezado Jorge Muchacuar,

Estou lhe enviando este email porque estou ativamente procurando um emprego como Engenheiro Informático e acredito que meu perfil pode caber dentro de sua empresa.

Anexo o meu curriculum vitae onde poderá verificar que tive uma excelente experiência profissional em grandes empresas de TI na Espanha e Portugal.

Acredito que a minha vivencia no exterior me transformam em um profissional ajustado às necessidades de sua empresa.

Estou à sua total disposição caso necessite que esclareça algum detalhe do meu CV ou qualquer outro aspecto do meu perfil em uma entrevista pessoal.

Melhores cumprimentos,

Seu nome nome

Exemplo 3: carta de candidatura espontânea para Contabilista

Prezado Diretor de Recursos Humanos,

Chamo-me Ana Mora e sou formada em Contabilidade e Auditoria pelo ISCAM – Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique. Venho por este meio me candidatar à uma possível vaga de Contabilista na instituição que V. Exª dirige.

Tenho experiência em todas as áreas abrangidas por esse cargo, tanto no trabalho quanto no estudo, incluindo contas a pagar, contas a receber, reconciliações de contas bancárias, preparação legal de contas e conformidade fiscal, imposto sobre salários e orçamentos.

Trago também uma série de outras habilidades e qualidades essenciais que desenvolvi através do estudo: trabalho em equipa e comunicação, gestão de tempo, atenção aos detalhes, habilidades de apresentação, atendimento ao cliente e a capacidade de cumprir prazos.

Sou uma pessoa motivada e trabalhadora que está interessada em aprender e contribuir.

Gradeço desde já o interesse que a minha candidatura possa merecer da vossa parte, manifesto inteira disponibilidade para esclarecer qualquer questão numa possível entrevista.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com a máxima consideração

Atenciosamente

Ana Mora

Exemplo 4: carta de candidatura espontânea para assistente de recrutamento

Prezado Jorge Muchacuar,

Venho por este meio expressar meu interesse em trabalhar na BT Recrutamento como Assistente de Recrutamento. Sou licenciada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Eduardo Mondlane, procuro um papel neste campo e eu acredito que tenho muitas habilidades que podem beneficiar sua empresa.

Sou dedicada, trabalhadora e entusiasmada, com uma forte paixão pelos recursos humanos. Durante as férias da Universidade, trabalhei no supermercado Morrisons onde construí relacionamentos fortes e entreguei excelente serviço ao cliente.

Obrigado por tomar o seu tempo para considerar esta candidatura.

Gostaria de ter uma oportunidade de um encontro para explicar mais sobre como posso agregar valor e contribuir para o sucesso contínuo da BT Recrutamento.

Com os melhores cumprimentos,

Dora Freitas

2 comentários em “4 Exemplos de carta de candidatura espontânea para usar”

Deixe um comentário