Como colocar idiomas no currículo (dicas com exemplos)

Num mundo cada vez mais competitivo, os idiomas fazem você se destacar, isso é inegável. Falar uma segunda ou terceira língua é um recurso essencial que aumentará as suas chances de conseguir um emprego.

Mas você sabe como colocar idiomas no currículo?

Descubra neste artigo, como colocar idiomas no currículo de maneira clara e simples.

O nível dos idiomas

Mostra que você tem um conhecimento introdutório do idioma. Pode compreender frases simples e participar de conversas cotidianas, mas sua habilidade é limitada.

Indica um nível intermediário de proficiência. Você pode realizar conversas básicas e compreender o idioma, mas pode enfrentar desafios em situações mais complexas.

Mostra que você tem um nível sólido de habilidade no idioma, embora não seja necessariamente nativo. Você pode comunicar-se eficazmente em ambientes profissionais e compreender textos escritos complexos.

Indica que você é altamente proficiente no idioma, podendo falar, escrever e entender com facilidade. Você pode se comunicar fluentemente em situações pessoais e profissionais.

Além dessas descrições comuns, você também pode usar sistemas de classificação, como o CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas), que divide a proficiência em idiomas em seis níveis: são eles: iniciante (A1), básico (A2), intermediário (B1), pós-intermediário (B2), avançado (C1) e proficiente / fluente (C2).

Como colocar idiomas no currículo?

Crie uma seção separada chamada “Idiomas”, dentro desta seção, você deve indicar os idiomas que você fala junto com o seu nível de proficiência usando termos “Básico,” “Fluente,” “Intermediário,” e “Avançado”.

Por exemplo:

Idiomas

  • Inglês Fluente.
  • Conhecimento básico do Chinês (Mandarim).
  • Conhecimento básico do Francês.
  • Conhecimento básico do Japonês.

Usando CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas):

  • Italiano: B1
  • Espanhol: C2

Mas, caso o conhecimento de outras línguas não seja um requisito obrigatório para o cargo a que se candidata, pode optar por colocar o nível de idioma na seção habilidades do curriculo ao lado de outras habilidades e competências.

Exemplo de como colocar idiomas na seção habilidades e competências do currículo:

Habilidades e competências:

  • Inglês Fluente.
  • Espanhol Intermediário.
  • Conhecimento básico de Microsoft Office Word e Excel.

Devo colocar certificados para provar que sei falar um certo idioma?

Não é obrigatório, porque não importa qual certificado você possui, no final tudo deve ser demonstrado e ainda mais se for um requisito obrigatório.

Com isso quero dizer que, há pessoas sem nenhum curso que falam bem um certo idioma e outras que tem cursos e certificados que não se lembram nem do mais básico.

Portanto, não se concentre no certificado, ou você sabe falar ou não sabe, nenhum certificado vai te ajudar nisso.

Aprendi um idioma sozinho, posso como colocar no currículo?

Sim, você pode colocar.

Muitas pessoas aprendem um idioma através de amigos e familiares.

Eu por exemplo, aprendi a falar inglês através de livros e depois é que fiz um curso para ter certificado.

Deixe um comentário