12 habilidades e competências para colocar no currículo

Na hora de selecionar candidatos para ocupar uma vaga, um dos fatores que as empresas valorizam são as habilidades e competências dos candidatos.

Você conhece as habilidades que os recrutadores mais buscam nos candidatos em 2023?

Acredito que não!

De acordo com pesquisa realizada pelo Linkedin, existem habilidades que a maioria das empresas busca nos candidatos e que são importantes de desenvolver para ter sucesso na vida profissional.

Essas habilidades foram encontradas em mais de 75% das vagas de emprego publicadas no Linkedin.

Do levantamento feito pela plataforma. Mais empresas estão mudando a busca tradicional, que antes focava em ótima formação acadêmica e experiências para contratações mais baseadas em habilidades.

Você quer saber quais são essas habilidades?

Neste artigo você vai conferir as principais habilidades e competências para currículo que poderão contribui para que os recrutadores selecionem seu currículo durante o processo seletivo.

Veja também:

O que são habilidades e competências?

Habilidades e competências são aquelas características individuais que você possui que o tornam uma pessoa qualificada para realizar uma tarefa específica ou assumir um cargo.

Habilidades técnicas vs Habilidades pessoais – qual é a diferença?

Habilidades técnicas – hard skills

Dentro das habilidades, temos as puramente técnicas.

As habilidades técnicas – hard skills são os conhecimentos necessários para realizar uma determinada tarefa ou trabalho. Eles são adquiridos através da prática, por meio de uma formação e experiência nesse trabalho

Por exemplo, seriam habilidades técnicas, os conhecimentos necessários para reparar um computador.

Habilidades pessoais – Soft Skills

Hoje em dia se fala muito em gestão de equipas, capacidade de comunicação, capacidade de negociação, criatividade, trabalho em equipa, autonomia….

Estas seriam as chamadas habilidades pessoais ou Soft Skills.

Podemos definir Soft Skills como aquelas habilidades que não podem ser facilmente medidas ou definidas, refletem a personalidade e os atributos pessoais de uma pessoa.

Tanto as habilidades técnicas como as pessoais devem estar inseridas no currículo e devem estar sempre muito presentes na nossa fala perante o recrutador.

Quais habilidades e competências colocar no currículo?

Escolher as habilidades perfeitas para o seu currículo é vital. Veja as 12 habilidades e competências para colocar no currículo em 2024 que os recrutadores mais valorizam:

  1. Resolução de problemas
  2. Capacidade de trabalhar em equipa
  3. Liderança
  4. Criatividade
  5. Habilidades de comunicação
  6. Pensamento crítico
  7. Inteligência emocional
  8. Capacidade de negociação
  9. Adaptabilidade
  10. Dinamismo
  11. Habilidades de informática
  12. Capacidade de trabalhar sob pressão

Mas Jorge, porque essas habilidades?

Boa pergunta, vamos conhecer melhor essas 12 habilidades e competências e entender porque elas são valorizadas pelas empresas.

1- Resolução de problemas

Não importa qual seja o trabalho, um dia algo dará errado e os empregadores querem saber se você é capaz de encontrar uma solução rápida e eficaz.

Está é uma das principais habilidades que os empregadores procuram nos candidatos em 2024, pois os funcionários com essas habilidades tendem a ser autónomos.

2- Trabalho em equipa

O profissional escolhido deve ser capaz de trabalhar com outros colegas e ter um caráter aberto e pró-ativo. Para os responsáveis pela área de Recursos Humanos é cada vez mais importante que os candidatos tenham essa habilidade profissional.

Essa habilidade está ligada à empatia. Ter empatia com os colegas favorece o trabalho em equipe, melhora o ambiente de trabalho e aumenta a produtividade. Portanto, essa habilidade profissional é altamente valorizada pelos recrutadores.

3- Liderança

Aqui é muito importante o conhecimento de si mesmo e da personalidade das pessoas ao seu redor na empresa. Você tem que aprender a delegar tarefas, motivar aqueles ao seu redor, melhorar os fluxos de comunicação com as pessoas de sua equipe e com aqueles que não o são.

4- Criatividade

As tarefas podem ser resolvidas de várias maneiras. Alguns funcionários realizam mecanicamente, apesar de não ser o método mais eficiente. Os trabalhadores mais valorizados pelas empresas em 2022 são aqueles que contribuem com novas ideias e procuram novas soluções.

A criatividade anda de mãos dadas com outras habilidades, como estar aberto a mudanças no ambiente.

5- Habilidades de comunicação

Seja por escrito ou verbal, ser capaz de se comunicar com seu chefe, colegas de trabalho e clientes em todas as situações é muito importante. Quanto melhor você estiver nisso, melhor resultado irá gerar.

6- Pensamento crítico

Ser capaz de pensar racionalmente é a base do pensamento crítico. Os empregadores querem trabalhadores que possam pensar em um problema e encontrar as melhores soluções.

7- Inteligência emocional

De acordo com a Psychology Today, “inteligência emocional se refere à capacidade de identificar e gerir as próprias emoções, bem como as emoções dos outros.” No local de trabalho, isso significa que você é racional e equilibrado, e pode lidar com altos e baixos sem perder o controlo.

8- Capacidade de negociação

Quaisquer que sejam suas atividades, as empresas querem minimizar as despesas. Eles estão, portanto, logicamente procurando pessoas capazes de reduzir seus custos realizando transações que sejam lucrativas para eles.

9- Adaptabilidade

Mudanças nas empresas são comuns, por isso é fundamental enfrentá-las de maneira adequada e se adaptar ao meio ambiente.

Acontecimentos imprevistos incomodam todos – empresários e trabalhadores – mas a capacidade de encontrar soluções, faz a diferença entre um trabalhador e outro.

10- Dinamismo

Uma pessoa dinâmica é ativa, sabe como trazer energia para o seu trabalho. Ela é capaz de lidar com tudo, bom ou ruim, porque sua atitude é sempre positiva. Mostre seu dinamismo durante a entrevista com comportamento adequado.

Se colocar no seu CV que pratica desporto e outras atividades de lazer, só vai confirmar o seu dinamismo.

11- Habilidades de informática

As empresas buscam profissionais com habilidades de informática para qualquer tipo de trabalho: seja administrativo, recepcionista ou mecânico.

Dominar ferramentas de computador como o pacote Office. Pode ser decisivo na hora de contratação, portanto se você tem o domínio de um programa de computador, não se esqueça de colocar no seu currículo na seção “habilidades de informática” ou no campo informações adicionais.

12- Capacidade de trabalhar sob pressão

Os recrutadores preferem candidatos que conseguem manter a calma e o foco, mesmo sob pressão.

A qualidade do trabalho deve de fato ser impecável, quaisquer que sejam as condições.

Também é importante saber administrar seu temperamento e manter a postura para não atrapalhar a dinâmica da equipe mesmo nas piores situações.

Quantas habilidades colocar no currículo?

Jorge, você listou 12 habilidades para colocar no currículo, devo colocar todos eles no meu CV?

Boa pergunta!

Nem sempre é fácil saber que habilidades colocar no currículo.

A melhor maneira de determinar quais habilidades você deve colocar no seu currículo é ler a descrição do anúncio de emprego e identificar as habilidades que o recrutador está buscando.

Como colocar habilidades e competências no currículo?

Não existe uma resposta certa ou errada sobre como colocar habilidades e competências no seu currículo.

Depende de você.

Existem muitas formas de colocar habilidades e competências no currículo, mas, para facilitar as coisas, vou apresentar as duas maneiras mais simples:

1. Coloque as habilidades em uma seção separada do currículo

Para não complicar as coisas, recomendo criar uma seção separada no currículo chamada habilidades e competências e colocar as habilidades em formato de lista.

Essa é a forma mais simples e recomenda, mas, existem outras maneiras de colocar suas habilidades no currículo.

2. Coloque suas habilidades na seção perfil profissional

perfil profissional é um pequeno texto que fica no início do currículo, depois das informações pessoais, onde você fala de forma resumida da sua formação, experiência profissional e principais habilidades e competências.

É aqui onde você “vende seu peixe”, mostrando ao recrutador que você possui as habilidades certas para ocupar a vaga.

Por exemplo:

Técnica de Enfermagem empática, prestativa, flexível e compassiva, com mais de cinco anos de experiência no atendimento há uma variedade de pacientes em clínicas privadas.

3. Coloque suas habilidades e competências na seção experiência profissional

Você também pode colocar suas habilidades e competências na seção experiência profissional.

Quando você estiver descrevendo suas tarefas e responsabilidades no currículo, mencione algumas das habilidades que demonstram sua capacidade como profissional.

Por exemplo, se você incluir habilidades de “gerenciamento de projetos” e “gerenciamento de tempo”, poderá ilustrar isso fornecendo um exemplo da vida real.

Por exemplo:

Crie e Gerenciei com sucesso o Departamento de Comunicação, sendo responsável pelo planeamento e controlo da verba de Marketing.

Liderarei uma equipe de 6 vendedores.

Como escolher as habilidades certas para colocar no currículo?

Leia a descrição da vaga e o site da empresa

A descrições das vagas são valiosas quando se trata de fazer um currículo perfeito, pois geralmente têm uma seção de “Requisitos” onde as empresas colocam as habilidades e competências que esperam que seus candidatos tenham.

Analisando cuidadosamente a descrição da vaga, você pode encontrar as habilidades e competências mais importantes para colocar no seu currículo.

Mas não pare por aí.

Pesquise o empregador para obter informações sobre a cultura e os valores da empresa. Você pode descobrir qualidades adicionais que seriam valorizadas pelo empregador.

Se você conhece alguém que trabalha ou já trabalhou na empresa, pergunte sobre a cultura da empresa e o que o empregador considera importante em seus funcionários.

O site da empresa também pode dizer muito a você. Ler a página Sobre nós normalmente é um bom lugar para começar.

O que faço se não tiver as habilidades que a vaga pede?

Aqui você precisa ser honesto consigo mesmo.

Se as habilidades exigidas na descrição da vaga fazem parte da lista das competências necessárias para fazer o trabalho, você precisa repensar sua candidatura.

Por exemplo, se um anúncio de emprego exige um profissional com conhecimentos de JavaScript, você não deve se candidatar se nunca programou em JavaScript.

Use seu bom senso para determinar se você é ou não um candidato adequado para a vaga.

Conclusão

Neste artigo vimos as 12 principais habilidades para curriculum que você deve destacar para chamar atenção dos recrutadores.

No entanto, isto não significa que você deve colocar todas habilidades listadas neste artigo. Só mencione habilidades e competências que são importantes para a vaga que está buscando.