Perfil Profissional: 10 exemplos prontos para você copiar

O perfil profissional é um espaço do currículo reservado para descrever de forma resumida a sua formação, experiência, principais habilidades e conquistas.

É aqui onde você “vende seu peixe”, mostrando ao fututo empregador que você é o candidato ideal para ocupar a vaga.

O que colocar no perfil profissional do currículo?

Confira a seguir as informações que você deve colocar no perfil profissional do currículo para chamar a atenção do recrutador. Confira!

1-Experiências mais importantes da sua carreira

Identifique quais são as experiências mais importantes em sua trajetória profissional com base na semelhança com a vaga que procura atualmente.

Exemplos:

“Atualmente trabalho na Accenture como Gerente de Desenvolvimento de Negócios

“7 anos de experiência como Professora de Língua Portuguesa

“17 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas

2-Anos de experiência

Sempre que possível mencione também os seus anos de experiência, no entanto, se o que você busca é o contrário (mudar radicalmente de setor ou posição), logicamente, não adianta citar os anos de experiência se não estiver relacionado ao objetivo atual.

Exemplos:

“… Mais de 15 anos de experiência em cargos de responsabilidade na gestão, seja Comercial ou Técnica. “

7 anos de experiência como Professora de Língua Portuguesa e Espanhola “

3-Formações

As formações também são elementos-chave a colocar no seu perfil profissional, mas inclua-os se for um ponto a seu favor.

Se a sua formação académica não está relacionada à vaga que está se candidatando no momento ou se a sua formação está muito abaixo ou acima do necessário para a posição, é melhor você realçar outros pontos e não mencionar isso no seu perfil profissional.

Exemplos:

Engenheiro de Computação Sênior com 15 anos de experiência em tecnologia da informação.

Graduado em Administração de Empresas e Mestre em Comunicação Corporativa.

4-Setor

Os setores em que você tem experiência são uma mais-valia se for para esse mesmo setor ou setores afins, caso contrário não inclua no seu Perfil Profissional.

Exemplos:

“Tenho desenvolvido a minha carreira profissional na área de Retalho …”

“Minha carreira profissional está ligada ao setor de TIC

5-Empresas

Em alguns casos pode citar empresas, não é muito comum, mas pode fazê-lo se já trabalhou em empresas de renome ou que pertençam ao mesmo setor da empresa para a qual envia o CV.

Exemplos:

“Atualmente trabalho na Vodacom como Gerente de Desenvolvimento de Negócios.” Exemplo não real

“… Atualmente sou Chefe de Comunicação Corporativa da MZ Distribuidora” Exemplo não real

Exemplos de perfil profissional prontos para copiar

Para ajudá-lo a criar seu próprio perfil profissional, preparei 10 exemplos prontos de perfil profissional para copiar. Use estes exemplos como inspiração para escrever seu próprio perfil profissional.

Perfil profissional para vendedor de loja

“Vendedora de Loja com espírito de liderança e responsabilidade. Tenho 5 anos de experiência como vendedora em lojas, 3 anos trabalhando em loja de eletrodomésticos e 2 anos em loja de roupas, sou comunicativa e com grandes habilidades de negociação.”

Perfil profissional para IT

“Engenheiro Eletrônico, com especialização em Gestão de TI, certificado em PMP e ITIL Foundation V.3. Mais de 10 anos liderando a gestão integral de projetos (Nuvem Pública, Correio, Lync, Banco de Dados entre outros) para empresas de Telecomunicações. Atualmente ocupo o cargo de Gerente de Engenharia de Sistemas, liderando a estratégia global na área de Sistemas e Infraestruturas de TI. Sou um profissional analítico e organizado, habituado a um elevado nível de exigência e a trabalhar por objetivos.”

Perfil profissional para Engenheiro civil

“Engenheiro civil especializado em cálculo de estruturas com experiência nacional e internacional. Em 20 anos de experiência profissional trabalhei para as mais importantes empresas de engenharia civil do país e tive a oportunidade de trabalhar em vários países como Moçambique e Angola. Sou criativo, ousado quando preciso, arrisco depois de analisar, tomo decisões e costumo acertar.”

Perfil profissional para Técnico de Enfermagem Recém-formado

“Recém-formada como Técnica de Enfermagem com 1 ano de estágio no Hospital Central de Maputo. Busco juntar-me a organização médica onde eu possa utilizar minhas qualificações de enfermagem e habilidades para crescimento da organização. Sou uma pessoa responsável, proativa e determinada em face a adversidades. Comunicativa e gosto de trabalhar em equipa.”

Perfil profissional para professor

“Há 7 anos materializo a minha paixão pelo ensino. Demonstro paciência e perseverança no exercício da minha função. Para mim, um bom professor deve inovar continuamente em suas estratégias de ensino para poder oferecer um ensino ao mesmo tempo simples, relevante e eficaz para seus alunos.”

Perfil profissional para Motorista

“Motorista confiável e orientado para a segurança com mais de 9 anos de experiência na condução de veículos leves e pesados. Possui excelentes habilidades de relacionamento interpessoal e capacidade de trabalhar em equipa ou individualmente.”

Perfil profissional para assistente administrativo

“Assistente Administrativo com mais de cinco anos de experiência profissional em empresas de TI. Ao longo destes anos tenho vindo a assumir responsabilidades, inicialmente na recepção e posteriormente na faturação e contabilidade.”

Perfil profissional para Contabilista

“Contabilista bilíngue com 6 anos de experiência em empresas de auditoria, possuo domínio de softwares de Gestão e Contabilidade. Somado a isso está meu conhecimento prático de normas e procedimentos contábeis essenciais. Confortável com números, meu senso de detalhe e precisão me tornam um contador rigoroso.”

Perfil profissional para Designer gráfico

“Apaixonado por design gráfico, realizei mais de 50 projetos para clientes. Minhas qualidades: flexibilidade, autonomia, senso criativo, curiosidade. Mais de 10 softwares dominados, incluindo fundamentos como Photoshop e Lightroom.”

Perfil profissional para médico

“Sou médico especialista em cirurgia, tenho capacidade para atender emergências médicas de todos os tipos. Há vários anos, sou responsável pela área de emergência médica do Hospital Central de Maputo. Estou constantemente participando de congressos e especializações, por isso estou sempre atento aos avanços que se referem à minha especialização. Tenho um tratamento humanizado com os pacientes e uma vocação constante para continuar pesquisando e aprendendo novas tecnologias para as cirurgias de maior risco.”

Conclusão

O seu perfil profissional é a primeiro elemento que os recrutadores irão ver ao ler o seu currículo, portanto, você precisa investir pesado ao preencher esta parte do seu currículo.

Use os exemplos de perfil profissional que estão neste artigo para se inspirar, se quiser podes copiar e fazer alguns ajustes.

Você pode estar interessado