Perfil Profissional – 10 Exemplos Prontos Para Você Copiar

Bem no topo do seu currículo, o perfil profissional é a primeira coisa que um recrutador verá ao ler o seu currículo, então você precisa ter com muito cuidado ao preencher está parte do currículo.

Em poucas linhas, o perfil profissional deve dar aos recrutadores motivos para se interessarem pelo restante conteúdo do seu currículo.

Para ajudá-lo a criar seu próprio perfil profissional, preparei 10 exemplos de perfis profissionais para você copiar e usar. Confira!

O que é perfil profissional no currículo?

O perfil profissional é uma das partes mais importantes do currículo, é um espaço do currículo reservado para descrever de forma resumida a sua formação, experiência profissional, principais habilidades, conquistas e competências.

É aqui onde você deve “vender seu peixe”, mostrando ao recrutador porque você é o candidato ideal para ocupar a vaga.

Onde colocar o perfil profissional no currículo?

A seção perfil profissional deve ser colocada no inicio do currículo, logo após os dados pessoais. Como havia dito, está seção serve de introdução e guia para o restante do currículo.

Quais informações colocar no seu perfil profissional?

Um bom perfil profissional deve conter as seguintes informações:

  • Experiências mais importantes da sua carreira
  • Anos de experiência
  • Formação académica
  • Setor
  • Empresas

1-Experiências mais importantes da sua carreira

Identifique quais são as experiências mais importantes em sua trajetória profissional com base na semelhança com a vaga que procura atualmente.

Exemplos:

“Atualmente trabalho na Accenture como Gerente de Desenvolvimento de Negócios

“7 anos de experiência como Professora de Língua Portuguesa

“17 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas

2-Anos de experiência

Sempre que possível mencione também os seus anos de experiência, no entanto, se o que você busca é o contrário (mudar radicalmente de setor ou posição), logicamente, não adianta citar os anos de experiência se não estiver relacionado ao objetivo atual.

Exemplos:

“… Mais de 15 anos de experiência em cargos de responsabilidade na gestão, seja Comercial ou Técnica. “

7 anos de experiência como Professora de Língua Portuguesa e Espanhola “

3-Formações

As formações também são elementos-chave a colocar no seu perfil profissional, mas inclua-os se for um ponto a seu favor.

Se a sua formação académica não está relacionada à vaga que está se candidatando no momento ou se a sua formação está muito abaixo ou acima do necessário para a posição, é melhor você realçar outros pontos e não mencionar isso no seu perfil profissional.

Exemplos:

Engenheiro de Computação Sênior com 15 anos de experiência em tecnologia da informação.

Graduado em Administração de Empresas e Mestre em Comunicação Corporativa.

4-Setor

Os setores em que você tem experiência são uma mais-valia se for para esse mesmo setor ou setores afins, caso contrário não inclua no seu Perfil Profissional.

Exemplos:

“Tenho desenvolvido a minha carreira profissional na área de Retalho …”

“Minha carreira profissional está ligada ao setor de TIC

5-Empresas

Em alguns casos pode citar empresas, não é muito comum, mas pode fazê-lo se já trabalhou em empresas de renome ou que pertençam ao mesmo setor da empresa para a qual envia o CV.

Exemplos:

“Atualmente trabalho na Vodacom como Gerente de Desenvolvimento de Negócios.” Exemplo não real

“… Atualmente sou Chefe de Comunicação Corporativa da MZ Distribuidora” Exemplo não real

10 exemplos de perfis profissionais prontos para copiar

Agora que você já sabe como descrever o seu perfil profissional, confira 10 exemplos de perfis profissionais prontos para copiar.

Exemplo de perfil profissional para vendedor de loja

Vendedora de Loja com espírito de liderança e responsabilidade. Tenho 5 anos de experiência como vendedora em lojas, 3 anos trabalhando em loja de eletrodomésticos e 2 anos em loja de roupas, sou comunicativa e com grandes habilidades de negociação.

Exemplo de perfil profissional para IT

Engenheiro Eletrônico, com especialização em Gestão de TI, certificado em PMP e ITIL Foundation V.3. Mais de 10 anos liderando a gestão integral de projetos (Nuvem Pública, Correio, Lync, Banco de Dados entre outros) para empresas de Telecomunicações. Atualmente ocupo o cargo de Gerente de Engenharia de Sistemas, liderando a estratégia global na área de Sistemas e Infraestruturas de TI. Sou um profissional analítico e organizado, habituado a um elevado nível de exigência e a trabalhar por objetivos.

Exemplo de perfil profissional para Engenheiro civil

Engenheiro civil especializado em cálculo de estruturas com experiência nacional e internacional. Em 20 anos de experiência profissional trabalhei para as mais importantes empresas de engenharia civil do país e tive a oportunidade de trabalhar em vários países como Moçambique e Angola. Sou criativo, ousado quando preciso, arrisco depois de analisar, tomo decisões e costumo acertar.

Exemplo de perfil profissional para Técnico de Enfermagem Recém-formado

Recém-formada como Técnica de Enfermagem com 1 ano de estágio no Hospital Central de Maputo. Busco juntar-me a organização médica onde eu possa utilizar minhas qualificações de enfermagem e habilidades para crescimento da organização. Sou uma pessoa responsável, proativa e determinada em face a adversidades. Comunicativa e gosto de trabalhar em equipa.

Exemplo de perfil profissional para professor

Há 7 anos materializo a minha paixão pelo ensino. Demonstro paciência e perseverança no exercício da minha função. Para mim, um bom professor deve inovar continuamente em suas estratégias de ensino para poder oferecer um ensino ao mesmo tempo simples, relevante e eficaz para seus alunos.

Exemplo de perfil profissional para Motorista

Motorista confiável e orientado para a segurança com mais de 9 anos de experiência na condução de veículos leves e pesados. Possui excelentes habilidades de relacionamento interpessoal e capacidade de trabalhar em equipa ou individualmente.

Exemplo de perfil profissional para assistente administrativo

Assistente Administrativo com mais de cinco anos de experiência profissional em empresas de TI. Ao longo destes anos tenho vindo a assumir responsabilidades, inicialmente na recepção e posteriormente na faturação e contabilidade.

Exemplo de perfil profissional para Contabilista

Contabilista bilíngue com 6 anos de experiência em empresas de auditoria, possuo domínio de softwares de Gestão e Contabilidade. Somado a isso está meu conhecimento prático de normas e procedimentos contábeis essenciais. Confortável com números, meu senso de detalhe e precisão me tornam um contador rigoroso.

Exemplo de perfil profissional para Designer gráfico

Apaixonado por TIC e design gráfico, realizei mais de 50 projetos para clientes. Minhas qualidades: flexibilidade, autonomia, senso criativo, curiosidade. Mais de 10 softwares dominados, incluindo fundamentos como Photoshop e Lightroom.

Exemplo de perfil profissional para médico

Sou médico especialista em cirurgia, tenho capacidade para atender emergências médicas de todos os tipos. Há vários anos, sou responsável pela área de emergência médica do Hospital Central de Maputo. Estou constantemente participando de congressos e especializações, por isso estou sempre atento aos avanços que se referem à minha especialização. Tenho um tratamento humanizado com os pacientes e uma vocação constante para continuar pesquisando e aprendendo novas tecnologias para as cirurgias de maior risco.

Conclusão

O seu perfil profissional é a primeiro elemento que os recrutadores irão ver ao ler o seu currículo, portanto, você precisa investir pesado ao preencher esta parte do seu currículo.

Use os exemplos de perfil profissional que estão neste artigo para se inspirar, se quiser podes copiar e fazer alguns ajustes.

Você pode estar interessado