Como colocar conhecimentos de informática no currículo 2023

A tecnologia está presente em quase todos os aspetos do nosso dia a dia e o conhecimento de informática é cada vez mais valorizado para qualquer trabalho.

Dominar ferramentas de computador como Microsoft Office. Pode ser decisivo, então não se esqueça de colocar conhecimentos de informática no seu currículo.

É importante colocar conhecimentos de informática no currículo?

As empresas buscam profissionais com conhecimentos de informática para qualquer tipo de trabalho: seja administrativo, recepcionista ou mecânico.

Além disso, para perfis técnicos ou especializados, como designer gráfico ou desenvolvedor de software, o conhecimento técnico é essencial para a vaga, e saber colocá-los no seu currículo fará com que você se destaque (ou pelo menos não seja eliminado na primeira rodada).

7 habilidades de informática para colocar no currículo

MS Office: Word, Excel, Outlook, Powerpoint, OneNote, Access, Project.

Nesta seção, além do Excel ou Word, você também pode indicar outros programas do Microsoft Office que você conhece, como Project ou Access.

Google Drive: Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários.

Muitas empresas usam o processador de texto do Google em vez do Word. Por ser compatível com vários navegadores, é armazenado automaticamente no Google e é ideal para o trabalho em equipe com outros colaboradores.

Programas de gestão de contabilidade: Quickbooks, FreshBooks, PHC, Primavera e Sage.

Você pode explicar o que pode fazer com esses programas: acompanhamento de despesas, plano de contas, faturas e orçamentos, acompanhamento de pagamentos, reconciliação bancária, análise em tempo real. Será muito útil adicionar esses programas para analistas financeiros ou cargos contábeis.

Marketing: Google Analytics, Google AdWords, Mailchimp, RD Station Marketing e HubSpot.

Ferramentas para quem se dedica ao comércio eletrônico, gerentes ou profissionais de marketing para analisar seus sites, anunciar online. Muito interessante para empresas que têm presença online.

SEO: Moz, Ahref, SEMrush .

Esses programas são aqueles que podem ajudar a posicionar um site no Google, com os quais pode ser interessante agregar esse conhecimento se você se dedica ao marketing digital.

Ferramentas de colaboração e gestão de projetos: Jira, Basecamp, CRM, SAP; Trello, Asana, ClickUp, Slack, Peoplesoft, Kanban Tool.

Hoje o uso de ferramentas colaborativas e de gerenciamento de projetos está cada vez mais difundido. É importante saber usá-los. Alguns não são fáceis de manusear e requerem tempo para aprender. Portanto, se você tiver conhecimento em algum desses programas, com certeza você ganhará pontos.

Design gráfico e edição de vídeo: Photoshop, Illustrator, InDesign, Gimp, Corel Draw, Adobe Premiere, Final Cut, Canva.

Mencione o que você é capaz de fazer (logotipos, infográficos, edição de vídeo, etc.), pois dependendo do seu setor de atividade (marketing digital, fotografia, anunciante…) esse tipo de experiência pode ser muito útil.

Como colocar conhecimentos de informática no currículo?

Existem vários locais no seu currículo onde você pode colocar seus conhecimentos de informática. Você pode colocar suas habilidades de informática no seu perfil profissional, seção de habilidades e experiência profissional.

Colocando suas habilidades de informática na seção “competências informáticas”

Se os conhecimentos de informática forem importantes para a vaga de emprego, ou se trouxerem uma vantagem real à sua candidatura, é do seu interesse torná-las visíveis para o recrutador.

Neste caso crie uma seção específica para suas habilidades de informática chamada “competências informáticas” e coloque todos os programas que você domina nesta seção.

Exemplo de seção de habilidades de informática

Colocando suas habilidades de informática na seção “habilidades e competências”

No entanto, se as habilidades de informática forem menos importantes para o trabalho, você pode colocar as suas habilidades de TI junto com outras habilidades, na seção “habilidades e competências” ou no campo informações adicionais.

Como indicar o nível de conhecimento de informática no currículo?

Apenas colocar suas habilidades de informática não é suficiente. O que interessa ao recrutador é saber qual é o seu nível de conhecimento nos diferentes programas que você domina.

Nível de habilidade:

  • “Conhecimento básico”
  • “conhecimento médio”
  • “conhecimento avançado”
  • “Conhecimento especializado” / “especialista”

Também pode utilizar os termos: “bom“, “muito bom“, “excelente

Por exemplo, em vez de apenas escrever: Java, Swift, C

Seja mais específico:

Linguagens de programação: Java (excelente), Swift (muito bom), C (excelente).

Você pode usar também o formato mais moderno de representação de competências no currículo, esse formato você vai encontrar nos modelos de currículos modernos e criativos, como o exemplo abaixo:

Nova forma de colocar conhecimentos de informática no currículo.

Dicas para destacar suas habilidades de informática no currículo

Ao colocar no currículo as seus conhecimentos de informática, você deve prestar atenção no seguinte:

1. Mencione apenas habilidades de informática relacionados ao cargo

Não basta listar todas as suas habilidades. Em vez disso, mencione apenas as habilidades exigidas no anúncio de emprego ou que tenham uma forte conexão com o trabalho. Por exemplo:

  • Adobe Illustrator para uma vaga de designer gráfico.
  • Microsoft Excel para uma vaga de assistente de administrativo.

As competências que não lhe oferecem qualquer valor acrescentado no seu trabalho não devem fazer parte do seu CV.

2. Forneça informações específicas

Seja específico sobre suas habilidades. Simplesmente escrever “Microsoft Office” ou “Pacote Office” não diz exatamente quais programas você domina. Seja específico e escreva algo como “Microsoft Word” ou “Microsoft Excel”.

3. Não mencione habilidades de informática óbvias

Não liste habilidades que são tidas como garantidas, pois isso pode colocar mais dúvidas sobre sua experiência.

O que são habilidades óbvias depende de sua profissão e nível de experiência.

Por exemplo:

Um Técnico de informatica citando “MS Word”? Isso não parece muito estranho. Por outro lado, se você trabalha como um assistente administrativo, certifique-se de mencionar os programas de processamento de texto.

Você pode estar interessado

Compartilhe este conteúdo:
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com isso.
OK