Resumo profissional: 15 exemplos prontos para você copiar

Um resumo profissional é uma breve introdução que descreve suas características pessoais, dizendo ao potencial empregador que tipo de pessoa você é, os atributos e qualidades que possui e a experiência de trabalho que possui.

Esta seção deve ser personalizada para cada vaga de emprego que você se candidatar.

Para ajudá-lo a criar seu próprio resumo profissional, confira 15 exemplos prontos de resumo profissional para copiar. Confira!

Veja também:

O que é resumo profissional?

Resumo profissional é um pequeno parágrafo que fica no topo do seu CV, onde você lista as suas principais conquistas, habilidades e experiências que são mais importantes para o cargo que você está se candidatando.

O objetivo do resumo profissional é dar ao recrutador motivos para ele continuar a ler o restante conteúdo do seu currículo.

O que colocar no resumo profissional do currículo?

No resumo profissional você deve colocar as seguintes informações:

  1. Anos de experiência
  2. Formação académica
  3. Principais habilidades
  4. Setores em que trabalhou
  5. Empresas

1-Anos de experiência

Mencione no seu resumo profissional os seus anos de experiência, no entanto, se o que você busca é o contrário (mudar radicalmente de setor ou posição), logicamente, não adianta citar os anos de experiência se não estiver relacionado ao objetivo atual.

Exemplos:

5 anos de experiência como Professora de Matemática “

15 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação e Vendas”

10 anos de experiência como Técnico de enfermagem”

2-Formação académica

As formações também são elementos-chave a colocar no seu resumo profissional, principalmente se você for um candidato sem nenhuma experiência profissional.

No entanto, se a sua formação académica não está relacionada com a vaga que está se candidatando ou se a sua formação está muito abaixo ou acima do necessário para a posição, é melhor você destacar outros pontos e não mencionar isso no seu resumo profissional.

Exemplo:

Licenciado em Engenharia informática com 1 ano de experiência em tecnologia da informação.

3-Principais habilidades

Sempre que possível coloque duas ou três principais habilidades no seu resumo profissional.

Exemplos:

“Sou um profissional organizado, acostumado a um alto nível de exigência e trabalhando por objetivos…

Disciplinado, comunicativo, analítico, objetivo e pensamento positivo.”

4-Setor em que trabalhou

Os setores em que você tem experiência são uma mais-valia se for para esse mesmo setor ou setores afins, caso contrário não inclua no seu resumo profissional.

Exemplos:

“Tenho desenvolvido a minha carreira profissional na área de Retalho …”

“Minha carreira profissional está ligada ao setor de TIC

5-Empresas

Em alguns casos pode citar empresas, não é muito comum, mas pode fazê-lo se já trabalhou em empresas de renome ou que pertençam ao mesmo setor da empresa para a qual envia o CV.

Exemplos:

“Atualmente trabalho na Técnica PC como desenvolvedor web.” Exemplo não real

“… Atualmente sou técnico de enfermagem no Hospital privado de Maputo” Exemplo não real

ATENÇÃO: você não precisa colocar todas essas informações no seu resumo profissional, coloque apenas aquelas informações que estão alinhadas com o que o empregador está procurando.

Pode colocar resumo profissional no currículo para primeiro emprego?

Sim, é perfeitamente aceitável incluir um resumo profissional, mesmo que seja para seu primeiro emprego. Embora a seção de resumo profissional seja mais usada por profissionais com experiência, ela também pode ser valiosa para quem está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez. No entanto, ao criar um resumo profissional para um currículo para o primeiro emprego, é importante focar na sua formação, em suas qualidades e metas que estejam alinhadas com a vaga em questão.

15 Exemplos de resumo profissional para copiar

Use estes exemplos como inspiração para criar o seu próprio resumo profissional.

Resumo profissional para primeiro emprego estudante de Economia

“Estudante de Economia entusiasmado e altamente motivado, com capacidade de liderança comprovada, que gosta de tomar iniciativa e buscar novos desafios.”

Resumo profissional para primeiro emprego estudante de administração

“Recém-formado em administração de empresas. Possuo excelentes Habilidades de comunicação, tanto orais quanto escritas, com uma compreensão básica de vendas e marketing. Capaz de trabalhar em um ambiente acelerado e exigente.”

Resumo profissional para primeiro emprego estudante de enfermagem

“Estudante de enfermagem com paixão por ajudar as pessoas. Possuo fortes habilidades de comunicação e liderança adquiridos por meio do voluntariado na Cruz Vermelha Internacional.”

Resumo profissional para primeiro emprego estudante de TI

“Graduado em TI com especialização em programação, possuo bons conhecimentos de linguagens Java, HTML, CSS, Python, Tomcat, MySQL e banco de dados Oracle. Altamente analítico, motivado e habilidoso na resolução de problemas de programação. trabalho bem de forma independente e em equipe.”

Resumo profissional para primeiro emprego estudante de Logística

“Sou uma pessoa trabalhadora e ambiciosa, com uma grande paixão pela indústria de transporte e logística. Atualmente, estou no meu terceiro ano de graduação em Logística e Gestão na Universidade Eduardo Mondlane. Tenho excelentes habilidades de comunicação, o que me permite comunicar eficazmente com uma ampla gama de pessoas.”

Resumo profissional pronto para professora

“Professora de história com 5 anos de experiência em turmas de nível fundamental e médio. Tenho amplo conhecimento da grade de historia do MEC. Desejo levar a uma nova instituição de ensino a minha dedicação e criatividade para ensinar e inspirar os alunos a ter voos mais altos.”

Resumo profissional pronto para auxiliar de limpeza

“Auxiliar de limpeza com 3 anos de experiência em limpezas de escritórios, shoppings, casas de família, condomínios, ginásios e unidades hospitalares. Sou organizada, pontual e não gosto de faltas.”

Resumo profissional pronto para coordenadora pedagógica

“Formada em pedagogia pela Universidade Dom Bosco, tenho MBA em gestão escolar pela mesma instituição. Ao longo da minha carreira, que inclui passagens como professora e coordenadora pedagógica no Colégio Nyamunda e na Escola Francisco Morais, especialize-me no desenvolvimento de projetos pedagógicos. Pretendo levar o meu conhecimento e experiência para a posição de gestora escolar do colégio Kitabu.”

Resumo profissional pronto para Gerente de Marketing Digital

“Gerente de marketing com 10 anos de experiência em marketing digital. Experiência em marketing de mídia social, incluindo publicidade no Facebook, Google e LinkedIn. Experiência na gestão de contas com um orçamento mensal de 50.000 euros.”

Resumo profissional pronto para Representante de Atendimento ao Cliente

“Representante de atendimento ao cliente com mais de 15 anos de experiência em atendimento ao cliente por telefone, suporte técnico e atendimento ao cliente. Familiarizado com Intercom, Drift e várias outras soluções de software de helpdesk.”

Resumo profissional pronto para um Especialista em TI

“Especialista em TI com mais de 5 anos de experiência trabalhando com Windows Server 2016. Especialista em soluções da Microsoft. Conhecimento avançado em SQL, C++, Bash e Linux.”

Resumo profissional pronto para engenheiro de software

“Engenheiro de software orientado a resultados com mais de 8 anos de experiência no desenvolvimento de soluções de engenharia de ponta com uma ampla gama de recursos de comércio eletrônico e tecnologia. Hábil em processos ágeis, desenvolvimento de back-end e front-end e criação de sites de comércio eletrônico que se integram com Paypal, Stripe e outras APIs de paga.”

Resumo profissional pronto para Assistente de médico

“Assistente de médico certificado com 10 anos de experiência trabalhando em um ambiente de ritmo acelerado, lidando com documentos confidenciais, administrando medicamentos e prestando atendimento de qualidade ao paciente. Orientado para a equipe, com capacidade comprovada de criar relacionamento positivo com pacientes, familiares e funcionários.”

Resumo profissional pronto para um Especialista em PPC

“Profissional de SEM orientado a dados com mais de 5 anos de experiência com Google Analytics, AdWords, Google Display Ads e Facebook/LinkedIn Ads. Gerenciei um orçamento mensal de publicidade de 10.000 euros em 4 clientes.”

Resumo profissional pronto para redator

“Redator SaaS especializado em melhorar as conversões de landing pages. Tenho mais de 4 anos de experiência na entrega de textos claros e atraentes. Experiente em software de teste A/B, incluindo Firebase e Optimizely. Aumentei as conversões na Blok em 20% nos primeiros dois meses criando e testando 3 novas variações da página de destino.”