7 Habilidades para currículo de jovem aprendiz

O programa jovem aprendiz tem como objetivo promover a inclusão social e profissional de jovens entre 14 e 24 anos.

A ideia é que esses jovens possam ter a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, adquirir experiência e conhecimentos que contribuam para sua formação pessoal e profissional.

Para ajudá-lo na sua procura de emprego de jovem aprendiz, segue 7 habilidades para colocar no currículo de jovem aprendiz que poderão contribuir para que os recrutadores selecionem seu currículo durante o processo seletivo. Confira!

Veja também:

Tipos de habilidades

Antes de nos aprofundarmos muito, saiba que as habilidades de um jovem aprendiz podem ser divididas em dois grupos:

Habilidades soft skills

As habilidades soft skills, são habilidades comportamentais. A capacidades de trabalhar em equipe, iniciativa e adaptação à mudança são exemplos de soft skills.

Habilidades hard skills

As hard skills, referem-se às habilidades técnicas necessárias para realizar um determinado tipo de serviço. Elas podem ser adquiridas por meio de formação ou experiência profissional. Exemplos de hard skills incluem habilidades de programação, habilidades de design gráfico, entre outros.

Habilidades para colocar no currículo de jovem aprendiz

  1. Trabalho em equipe.
  2. Capacidade de resolução de problemas.
  3. Conhecimentos de informática.
  4. Capacidade de aprender rápido.
  5. Comunicação efetiva.
  6. Autonomia.
  7. Adaptabilidade.

1) Resolução de problemas

A primeira habilidade que você pode colocar em seu currículo é a habilidade de resolução de problemas. Se você é uma pessoa que consegue identificar um problema com rapidez e além disso, analisar e tomar boas decisões para resolvê-lo, isso é um ponto positivo.

As empresas estão à procura de jovens que tenham esse perfil, pois no dia a dia de uma organização os problemas podem aparecer. E aí, o que você faz numa hora dessas?

Por ser iniciante na profissão, não quer dizer que você será responsável por tomar decisões. Mas quando você tem essa habilidade, você se torna muito mais ativo para ajudar quando os problemas surgem.

2) Trabalho em equipa

Por mais que você venha a desenvolver uma atividade individual, também terá de interagir com outras pessoas da equipe. Seja o seu chefe, colegas de trabalho, pessoas de outro setor e fornecedores.

Um bom trabalho em equipe exige a habilidade de saber lidar com as diferenças de cada um. E dessa forma, usar essas diferenças para trabalharem juntos e alcançar os objetivos.

Sendo assim, se você gosta de trabalhar em equipe, você pode adicionar essa habilidade no seu currículo de jovem aprendiz.

3) Comunicação efetiva

Uma qualidade universalmente apreciada pelos empregadores é, sem dúvida, a boa capacidade de comunicação.

Ao saber comunicar abertamente suas ideias e dúvidas, você pode se tornar indispensável dentro de uma equipe.

Saber comunicar também significa saber ouvir os outros. Se você for aberto e receptivo aos seus colegas, eles virão até você se precisarem de ajuda com qualquer problema.

4) Conhecimentos de informática

As empresas buscam jovens com conhecimentos de informática para qualquer tipo de trabalho.

Dominar ferramentas de computador como o pacote Office. Pode ser decisivo na hora de contratação, portanto se você tem o domínio de um programa de computador, não se esqueça de colocar no seu currículo na seção habilidades.

5) Capacidade de aprender rápido

As empresas que contratam jovens aprendizes buscam jovens que estejam dispostos a aprender e a se desenvolver profissionalmente. Por isso, é muito importante que o você tenha um perfil em que sempre está disposto a aprender e que consiga assimilar com mais rapidez.

Se você aprende rápido isso é muito positivo e deve ser mencionado no seu currículo, então aproveite essa oportunidade para se destacar.

6) Autonomia

Seus chefes ou supervisores esperam que você seja capaz de fazer o seu trabalho, sem ter de te segurar a mão.

Obviamente, é importante pedir ajuda, se necessário. No entanto, seu empregador quer ver que você seja capaz de tomar decisões por conta própria para desempenhar bem as suas funções.

7) Adaptabilidade

Ter adaptabilidade é mostrar abertura para acolher ideias diferentes, aprender com novas experiências e se ajustar rapidamente a diversas situações e exigências do ambiente de trabalho.

Os recrutadores dão vantagem aos candidatos que afirmam no seu CV que são capazes de se adaptar a qualquer situação ou ambiente, sem que isso afete a qualidade do seu trabalho.

Modelo de currículo para jovem aprendiz

Agora que você já conhece as habilidades para colocar no currículo, segue um modelo de currículo para jovem aprendiz em formato Word para baixar e editar com seus dados.

Download modelo de currículo para jovem aprendiz.

Não deixe de personalizar o modelo de acordo com suas formação e habilidades, e boa sorte em sua busca por uma oportunidade como jovem aprendiz!

Deixe um comentário