Modelo de currículo de professor pronto em Word para baixar

Baixe grátis o nosso modelo de currículo de professor pronto em Word e preencha com os seus dados.

Ao preencher o seu currículo de professor, você deve personalizar o CV de acordo com a vaga, destacando sua formação e sua experiência profissional.

Deve ter preferencialmente uma ou duas páginas e, claro, não conter nenhum erro de português.

Como fazer um currículo para vaga de professor?

1. Comece o seu currículo colocando o perfil profissional

perfil profissional é uma breve descrição pessoal sobre quem você é, o que faz e o que procura profissionalmente.  É a sua oportunidade de descrever suas melhores habilidades, qualidades e apresentar seu melhor argumento sobre o motivo pelo qual você seria um candidato ideal.

Aqui vai um exemplo de perfil profissional para currículo de professor:

Sou professora de Português com 6 anos de experiência, sou responsável, dedicada a ajudar os alunos a progredirem positivamente no aprendizado da língua portuguesa. Carrego comigo a satisfação dos bons resultados obtidos pelos alunos nas avaliações escritas e orais”.

2. Liste sua experiência como professor

Após criar o seu perfil profissional, você deve destacar as suas experiências profissionais, começando da experiência atual até a mais antiga, mas que sejam relevantes para o cargo a ser concorrido.

Comece por escrever o nome da posição que trabalhou, seguida da instituição e a data de entrada e saida.

Dai coloque as sua responsabilidades e conquistas alcançadas no cargo exercido.

Por exemplo:

“Professor de Português – Escola Primária de Laulane”

2013 – 2019, Maputo

Responsabilidades:

  • Dar aulas a 6 turmas com 25 alunos em cada sala.
  • Preparar as turmas para olimpíadas escolares.

Quantifique as suas responsabilidades

A melhor maneira de demonstrar sua produtividade é fornecer fatos e números sempre que possível. Quanto mais informações específicas você puder fornecer sobre empregos anteriores, maiores serão suas chances de impressionar o recrutador e ser chamado para entrevista.

Os empregadores preferem ler suas responsabilidades com métricas mensuráveis, porque elas tornam sua experiência mais tangível.

Ao escrever seu currículo de professor tente descrever suas responsabilidades respondendo a perguntas como: “Quantos?” por exemplo:

  • Quantos alunos há na sua turma?
  • Quantas disciplinas diferentes você ensina?
  • Quantas aulas você dá por semana?

3. Listando sua formação académica no currículo de professor

Ao contrário de outras profissões, a seção de formação académica no currículo de professor precisa ser preenchido com muito cuidado.

Assim como enfermeiros, o ensino é uma profissão que dá mais importância a formação académica e certificações. Mas isso não significa que sua seção de educação seja a mais importante, na verdade ela não deve ocupar muito espaço quanto sua experiência profissional.

4. Liste as habilidades que provam seu valor como professor

A arte de ensinar exige muito de quem o fara, é preciso saber se comunicar, ser paciente e ter empatia para poder lidar com as diversas situações que acontecem dentro de uma sala de aulas.

No entanto, devido a pandemia do COVID-19, a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam mudou.

Um professor moderno precisa ser competente não apenas em habilidades soft skills, mas também em novas habilidades que tem haver com o uso das tecnologias.

Habilidades para você colocar no seu currículo de professor

Domínio de tecnologias de informação: todo professor moderno precisa ter domínio das novas tecnologias. Você não precisa entender tudo, mas precisa saber quais ferramentas digitais são adequadas para seus alunos. É um processo que pode levar tempo, mas terá uma grande influência no sucesso de seus alunos.

Criatividade: Você deve ser capaz de manter as aulas interessantes e prender a atenção da classe.

Liderança: o professor deve ser capaz de liderar grandes grupos de forma eficaz ou resolver conflitos em sala de aula.

Paciência: esta é uma das bases da educação. Como professor, você deve saber como se adaptar aos ritmos de trabalho, aprendizagem e comportamentos dentro do mesmo grupo.

Entusiasmo: a forma como o professor leva seu trabalho é transmitida aos alunos. Se o professor gosta do seu trabalho, os alunos apresentam uma maior predisposição para a aprendizagem.

Boa comunicação: O professor não é apenas solicitado a ser um especialista na área, ele também deve saber como transmitir adequadamente esse conhecimento aos seus alunos.

Escuta ativa: Um professor deve ouvir o feedback que recebe de seus alunos e fazer com que os alunos entendam, participem e se motivem.

Modelo de currículo de professor pronto em Word para preencher

Aqui está o modelo de professor pronto para download e preencher com os seus dados.

Você pode estar interessado