O que colocar em informações adicionais no currículo?

Você sabe o que colocar no campo informações adicionais na hora de fazer um currículo?

Ao criar um CV, muitas pessoas se concentram apenas nas informações básicas, como experiência profissional, formação acadêmica e habilidades. No entanto, a seção de informações adicionais pode ser uma oportunidade valiosa para destacar aspetos importantes da sua personalidade e trajetória, que podem fazer a diferença na hora de conquistar uma vaga.

Neste artigo, vou mostrar o que colocar nas informações adicionais do currículo, com exemplos prontos para você se inspirar. Confira!

O que é informações adicionais no currículo?

O campo informações adicionais no currículo existe para que você possa inserir informações que não se enquadram em outras partes do currículo, como prêmios, disponibilidade, voluntariado, intercâmbios, entre outros.

Essas informações podem ajudar a destacar aspetos importantes que talvez não tenham sido abordados nas seções anteriores do currículo, como a seção de educação ou experiência profissional.

É obrigatório colocar o campo informações adicionais no currículo?

A seção de informações adicionais do currículo não é obrigatória.

As informações adicionais devem estar relacionadas à sua carreira e não devem ser de natureza religiosa ou política.

Se você não tem nenhuma informação adicional relevante para a vaga que você está se candidatando, então não crie está seção.

Não invente nada, não minta para causar boa impressão. Se você for entrevistado e for questionado sobre isso, corre o risco de ficar desestabilizado, sem saber o que responder e perder a credibilidade.

O que colocar em informações adicionais no currículo?

Confira uma lista de informações adicionais que você pode colocar no currículo:

1. Prêmios e reconhecimentos

Em algum momento da sua carreira, você ganhou um prémio?

Pode ser acadêmico ou profissional.

Se a resposta for sim, então coloque o prémio no campo informações adicionais para mostrar ao seu futuro empregador que você é um bom profissional.

2. Disponibilidade

Indique que tipo de disponibilidade tem, se pode trabalhar a tempo inteiro ou a tempo parcial, se aceita trabalhar em turnos rotativos e/ou noturnos. Se você está disposto a trabalhar em feriados ou finais de semana, não é necessário especificá-lo, a menos que seja expressamente solicitado como requisito.

3. Certificações

É na parte de informações adicionais que você vai colocar as certificações que possui.

Se você possui certas certificações muito difíceis de obter, incluí-las em seu currículo agregará um diferencial ao seu perfil. É o caso de quem trabalha no setor de TI, onde uma certificação pode se tornar o principal motivo para alguém ir a uma entrevista.

4. Eventos/palestras e workshops

 Use a parte de informações adicionais para adicionar a sua participação em eventos/palestras e workshops ligados à sua área de atuação, não deixe de mencioná-los nesta seção.

Ao colocar essa informação no seu currículo mostra que você é um profissional atualizado.

5. Carteira profissional

Existem certas áreas onde é quase impossível trabalhar sem uma carteira profissional, que é o documento que demonstra que está habilitado e pode exercer as funções da área.

Um exemplo, seria a carteira profissional dada aos advogados, médicos e enfermeiros.

Se você atua numa dessas áreas, você deve colocar a sua carteira profissional na seção de informações complementares.

6. Trabalho voluntário e envolvimento comunitário

Incluir essas informações na seção de informações adicionais pode mostrar aos recrutadores que você é uma pessoa engajada e que tem interesse em causas sociais.

Se você participou de algum trabalho voluntário ou projetos comunitários, mencione-os nesta seção. Isso pode incluir atividades como ajudar em abrigos de animais, participar de campanhas de arrecadação de fundos ou trabalhar como voluntário em eventos locais.

Certifique-se de fornecer detalhes sobre o trabalho voluntário, como a organização em que você trabalhou, o período em que atuou e as responsabilidades que desempenhou. Isso ajudará os recrutadores a entenderem o seu envolvimento e a importância das suas contribuições.

7. Associações e organizações às quais você pertence

Se você é membro de alguma associação profissional, mencione isso na seção de informações adicionais. Isso pode incluir associações específicas do seu setor, como associações de engenheiros, de médicos ou de advogados.

Lembre-se de fornecer detalhes sobre as associações ou grupos, como o nome da organização, o período em que você é membro e o seu papel dentro da associação. Isso ajudará os recrutadores a entenderem a importância e o seu nível de envolvimento nessas organizações.

8. Hobbies e interesses

Se você pratica algum esporte ou atividade criativa, como a pintura, a música, pode ser interessante mencioná-lo nesta seção. Isso mostrará aos recrutadores que você é uma pessoa ativa e que se preocupa com a saúde e o bem-estar. No entanto, evite incluir hobbies e interesses que não sejam relevantes para a vaga ou que possam ser considerados controversos.

9. Publicações

Se você escreveu algum artigo ou publicação relacionado ao seu setor, destaque-o. Isso mostra que você tem um conhecimento profundo do setor e está comprometido em se manter atualizado com as últimas tendências e desenvolvimentos.

Conclusão

Preencher o campo de informações adicionais no currículo é opcional.

Preencha esse campo apenas se você tiver informações adicionais que tem haver com a vaga pretendida.

Obrigado por ler e espero ter ajudado. Qualquer dúvida coloque nos cometários.

Boa sorte!