Como fazer uma carta de apresentação para estágio

Saiba como escrever uma carta de apresentação para estágio

Você sabe como fazer uma carta de apresentação para estágio?

Ao se candidatar a um estágio, os empregadores podem pedir uma carta de apresentação junto com seu currículo e outros documentos.

Uma carta de apresentação de estágio é uma das melhores formas de transmitir porque você é o melhor candidato para o estágio, permitindo que você expanda e mostre as principais habilidades e experiências.

Características de uma carta de apresentação para estágio

  • Dirija-o a uma pessoa específica e indique a que função está se candidatando.
  • Primeiro, concentre-se em como você agregará valor para a empresa, destacando suas habilidades.
  • Em segundo lugar, concentre-se em como o estágio o ajudará a atingir seus objetivos profissionais.
  • Limite-se a 3–5 parágrafos ou 200–400 palavras (introdução, corpo e conclusão).
  • Não envie a mesma carta de apresentação para todos; adapte-o à função específica.

Estrutura de uma carta de apresentação para estágio

A estrutura de uma carta de apresentação para pedido de estágio não se diferente de outras cartas de apresentação, o que muda é apenas o conteúdo.

Veja como deve ser sua estrutura:

Endereçamento

O Endereçamento em uma carta de apresentação é extremamente importante, porque se você enviar sua carta de apresentação à pessoa errada, ou a ninguém, você não terá nenhuma resposta.

Se você ainda não sabe quem irá olhar seu CV, ligue para a empresa e pergunte. Boa tarde, meu nome é Fulano, estou preparando meus documentos de candidatura e gostaria de saber a quem endereçá-los para garantir que serão recebidos pela pessoa certa.

Portanto, evite escrever “Prezado Senhor / Senhora” ou para quem possa interessar.

Além da endereçamento, a composição da carta de apresentação para pedido de estagio inclui três parágrafos:

Parágrafo introdutório:

Na introdução, você precisa especificar para qual estágio está se candidatando.

Escreva algo parecido com …

“Sou (nome completo) estudante do último ano do (nome do curso) na Universidade (nome da instituição), estou escrevendo com o objetivo de pedir a realização de meu estágio profissional na vossa (nome da empresa).”

Corpo da carta:

O segundo parágrafo é onde você vende suas habilidades e realizações, é hora de informar ao recrutador as razões específicas pelas quais o levaram a escolher a empresa para fazer o estágio.

Prove sua paixão pela empresa e pelo sector em que ela actua.

Que habilidades e conhecimentos únicas você pode trazer para a empresa?

Se você puder responder a essa pergunta, os empregadores irão aceitar o seu pedido de estágio sem problemas.

Parágrafo final:

Conclua sua carta com uma frase de chamariz.

Diga que você está pronto para uma entrevista e fará o acompanhamento dentro de uma semana se não receber uma resposta e encerre a carta com “Atenciosamente”

Exemplo de uma carta de apresentação para estágio

Prezado Sr. Jorge António

“Sou (nome completo) estudante do último ano do (nome do curso) na Universidade (nome da instituição), estou escrevendo com o objetivo de pedir a realização de meu estágio profissional na vossa (nome da empresa).”

Como meu currículo descreve, estou no último ano do curso de Engenharia de Software, obtendo boas notas em módulos que focam sobre tendências de design Princípios de Design de Experiência do Usuário, onde aprendi e apliquei habilidades como mapeamento da jornada do usuário, wireframe de aplicativos para uma variedade de dispositivos móveis e sistemas operativos.

Além disso, passei o semestre passado como voluntário em uma organização sem fins lucrativos local que coleta roupas doadas e os redistribui para famílias carentes. Ajudei a organização a atualizar e relançar um aplicativo que permite às pessoas da comunidade localizar pontos de entrega próximos.

Acredito que serei um excelente contributo à sua equipe. Este estágio me ajudará a aumentar minha experiência no mundo real na indústria de tecnologia e me ajudaria a desenvolver e refinar ainda mais as minhas habilidades de design de aplicativos.

Atenciosamente,

Ana Carina

Usando essas dicas, você pode criar uma carta de apresentação atraente e ficar um passo mais perto de ganhar o estágio que deseja.

Boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here