Enviar carta de apresentação no corpo do email ou em anexo?

Ao se candidatar a um emprego por email, é melhor anexar a carta de apresentação como um arquivo separado ou colocar o texto da carta no corpo do email?

Essa é uma pergunta que recebo de inúmeros candidatos a emprego. Por isso, decidi escrever este artigo para compartilhar a minha opinião sobre este assunto.

No final do artigo fique à vontade para deixar a sua opinião de como tens enviado a sua carta de apresentação e se esse método funciona para ti.

Carta de apresentação em anexo ou no corpo de email?

Quando você envia seu currículo por email para uma empresa, o corpo do seu email deve ser a sua carta de apresentação!

Você não precisa colocar a carta de apresentação como um anexo, a menos que eles digam especificamente que desejam que você anexe a carta.

Escrevendo a carta de apresentação no corpo do email, o empregador lê a carta no momento em que abre seu email.

Menos um clique para fazer.

E se a carta de apresentação for boa, provavelmente não se importará em clicar para fazer o download do seu currículo.

Imagine um recrutador que recebe muitos currículos, é mais prático para ele ler a carta no corpo do email sem que ter de abrir um anexo.

Além de ser mais prático, também pode ser vantajoso.

Há momentos em que algo na carta chama atenção do recrutador, levando a abrir o currículo, mesmo que ele não tivesse planeado abri-lo. Isso não acontecerá se a carta de apresentação for um anexo.

Conclusão

Carta de apresentação como um arquivo separado ou no corpo do email?

Você pode fazer como preferir.

Ao decidir enviar sua carta de apresentação como um anexo separado ou colá-la no corpo de um email, saiba que qualquer uma das opções é aceitável.

Como diz Alison Green, do Ask a Manager: “As pessoas que contratam podem ter preferências individuais, mas ninguém vai penalizá-lo por fazê-lo da maneira menos preferida.

No entanto, Green diz que você não deve anexar a carta de apresentação e também incluí-la no corpo do email, porque “isso é irritante”.

Mas, na minha opinião, é preferível colocar o texto da carta no corpo do email, o único documento que você deve anexar é o seu CV e outros documentos que o recrutador pedir.

Sei que isso parece absurdo, mas, essa é a parte em que muitos candidatos a emprego cometem seu grande erro! E faz com que não sejam selecionados.

Os recrutadores não têm muito tempo para abrir a carta de apresentação e depois o CV, portanto, poupe o trabalho deles, colocando a carta de apresentação no corpo do email.

Obrigado.