Modelo de currículo para quem nunca trabalhou pronto

Aqui está um modelo de currículo para quem nunca trabalhou pronto.

Basta baixar o arquivo em formato .DOC clicando no link no final deste artigo e preencher com os seus dados.

Além disso, deixarei de algumas dicas sobre como fazer um currículo sem experiencia que irá chamar a atenção dos recrutadores. Confira!

O que colocar no currículo para quem nunca trabalhou?

Um currículo de quem nunca trabalhou não é muito diferente de outros modelos de currículo. Abaixo você encontrará um resumo de todas informações que deve colocar no currículo sem experiência:

1. Dados pessoais

As informações pessoais são muito importantes no currículo para quem não tem experiência, pois fornecem aos empregadores uma visão geral de quem você é e como entrar em contato com você.

Comece a colocar: seu nome completo, morada, número de telefone e email. Certifique-se de que essas informações estejam atualizadas, pois os empregadores usarão esses detalhes para entrar em contato com você durante o processo de recrutamento.

2. Adicione um objetivo curto

Como o próprio nome diz, nessa seção você irá escrever com poucas palavras o cargo que deseja ocupar ou a área em que deseja atuar, de maneira objetiva e direta.

Exemplos:

  • Em busca do primeiro emprego como Jovem aprendiz.
  • Em busca do primeiro emprego na Área de Vendas.
  • Em busca de um estágio na área de enfermagem.

3. Destaque a sua formação

Se você está na faculdade ou realizando algum curso técnico, pode colocar aqui.

Comece sempre pelo nome do curso, seguido da instituição e do ano da conclusão. Se ainda estiver cursando, coloque apenas a palavra “em andamento” e o ano esperado para conclusão.

Também é importante revelar se você estuda de manhã, a tarde ou a noite, para que o seu futuro empregador saiba da sua disponibilidade de horários.

Aqui estão alguns exemplos de como você pode estruturar a seção de formação acadêmica quando você tem pouca ou nenhuma experiência profissional:

Exemplo 1: Graduação em Andamento

Educação:

Cursando o 4º ano do Bacharelado em Administração na Universidade Paulista (previsão de conclusão: Março de 2024)

Exemplo 2: Graduação concluída

Educação:

Bacharelado em Administração de Empresas, Universidade Eduardo Mondlane

Junho 2020 – Setembro de 2024

Curso de Inglês Avançado, Duolingo, Conclusão: Janeiro de 2023

4. Destaque suas habilidades

Mesmo sem experiência profissional, você pode ter desenvolvido habilidades valiosas em atividades extracurriculares. Por exemplo, se você participou de clubes estudantis, esportes ou projetos de grupo, destaque as habilidades que você adquiriu através delas.

Aqui estão alguns exemplos de habilidades que você pode incluir no seu currículo sem experiência:

  • Boa comunicação.
  • Resiliência.
  • Trabalho em equipe.
  • Adaptabilidade.
  • Pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint).
  • Familiaridade com navegação na internet e uso de e-mails.
  • Ferramentas e Software (por exemplo, Adobe Photoshop).
  • Softwares de design (por exemplo, AutoCAD).

    5. Liste cursos complementares

    Incluir cursos complementares no currículo é uma ótima maneira de destacar suas habilidades e conhecimentos, especialmente se você nunca trabalhou antes. Esses cursos podem demonstrar seu comprometimento com o aprendizado contínuo e sua capacidade de adquirir novas competências relevantes para o campo em que deseja ingressar.

    Modelo de currículo para quem nunca trabalhou pronto

    Aqui está um modelo de currículo para quem não tem experiência em formato Word. Baixe e preencha com as suas informações.

    currículo para quem nunca trabalhou pronto em Word 2023
    Faça o download do CV em formato Word

    Veja o que evitar na hora de escrever o seu currículo sem experiência

    Escrever um currículo currículo mesmo sem experiência é uma tarefa desafiadora. Por isso é importante lembrar que, além de destacar suas habilidades, também é importante evitar certas coisas que podem prejudicar sua candidatura.

    Não exagere sobre seus conhecimentos e habilidades

    É comum sentir-se tentado a exagerar sobre suas habilidades e conhecimentos. No entanto, é importante lembrar que essa estratégia pode ser prejudicial a longo prazo.

    Ao fazer afirmações falsas sobre suas habilidades e conhecimentos, você pode acabar sendo contratado para um trabalho que não está preparado para realizar, o que pode levar a problemas futuros para você e para a empresa. Além disso, se você for descoberto, pode prejudicar sua reputação e tornar mais difícil conseguir empregos futuros.