Currículo de Técnico de Informática pronto em Word

Um técnico de informática é responsável pela montagem e manutenção de computadores, deteção e correção de avarias, instalação e configuração de redes e suporte a utilizadores.

É aquele técnico que chamamos quando algo dá errado: impressora que não funciona, computador que não liga, falta de conexão com a internet.

No artigo de hoje, vou mostrar como fazer um Curriculum vitae para técnico de Informática que te permitirá conseguir mais entrevistas e no fim do artigo deixarei um modelo de currículo para download. Confira!

Como fazer um currículo de técnico em informática?

1. Informações pessoais

A seção de informações pessoais deve ser a primeira coisa no seu currículo de técnico de informática. Pois, permite que o recrutador saiba quem você é, e como eles podem entrar em contato com você.

Ao escrever a seção de informações pessoais, comece escrevendo seu nome. Após seu nome, você deve colocar suas informações de contato. Isso inclui seu número de telefone e endereço de email e seu endereço físico.

2. Perfil profissional

No mundo da informática, há aqueles dias em que o telefone parece não parar de tocar. Parece que o mundo está desmoronando e todos precisam da sua ajuda em uma coisa ou outra. Nesses dias, você não pode perder tempo.

A mesma coisa acontece com os recrutadores quando eles estão analisando currículos para uma posição em aberto. Eles têm centenas de currículos para ler e querem classificar rapidamente entre aqueles que merecem uma segunda olhada e aqueles que devem ir direto para a lata de lixo.

Na pressa deles, você pode apostar que eles não lerão todos os currículos, e seu currículo provavelmente vai parar na lata de lixo simplesmente porque o recrutador não conseguiu as informações que procurava à primeira vista.

Para evitar isso, você precisa colocar um perfil profissional no seu currículo de técnico de informática, que dê uma visão geral do que o restante do seu currículo contém. Com essa visão geral, você informa imediatamente ao recrutador que tem o que ele deseja, sem forçá-lo a ler todo o seu currículo.

3. Descrevendo sua experiência no currículo de técnico de informática

Ao tomar decisões de contratação, o recrutador quer alguém que assumirá a função e imediatamente realizar seu trabalho, em vez de alguém que precisará de meses de treinamento antes de começar a entregar resultados.

Qual a melhor maneira de mostrar ao empregador a sua capacidade de realizar o trabalho do que mostrando que já fez algo semelhante antes?

Ao preencher a seção de experiência profissional no seu currículo de técnico de informática, há algumas coisas que você precisa ter em mente:

  • Liste os seus empregos em ordem cronológica inversa (último emprego primeiro), pois esse é o formato padrão ao qual os recrutadores estão acostumados.
  • Mencione onde você trabalhava, seu cargo e o período em que trabalhou lá.
  • Liste de 4 a 6 pontos destacando suas realizações em cada uma dessas posições. Sempre que possível, use números para quantificar seu desempenho ou realizações.

4. Apoie sua experiência mostrando que você tem a formação certa

Você mostrou que tem experiência, agora você precisa mencionar sua formação acadêmica no seu currículo de técnico de informática.

Ao listar sua formação académica, mencione o nome da escola, o diploma que você obteve e o período de tempo que passou na escola.

5. Mostre que você é o candidato ideal, destacando suas habilidades de técnico de informática

Ter uma seção de habilidades no seu currículo de técnico de informática permite que o recrutador veja rapidamente se você possui as habilidades que eles procuram.

Nesta seção, não liste apenas habilidades que vier à mente. Em vez disso, analise o anúncio de emprego, e veja quais habilidades o empregador está procurando e, em seguida, liste essas habilidades no seu currículo.

Quais são as habilidades que um técnico de informática deve ter?

Antigamente um bom técnico de informática era aquela pessoa que sabia resolver os problemas de computadores, mas agora não.

As habilidades técnicas já não são suficientes para ser considerado um bom técnico de informática.

O que vai fazer você se tornar um técnico de informática diferente são aquelas habilidades que não se aprendem na escola.

Portanto, se você quer se destacar num mercado tão competitivo, você precisa ter certas habilidades que o diferenciam de outros técnicos.

A seguir compartilharei as principais habilidades que um técnico de informática deve ter para uma carreira de sucesso:

  • Resolução de Problemas.
  • Criatividade.
  • Dinamismo.
  • Habilidades de solução de problemas e diagnóstico.
  • Habilidades de atendimento ao cliente.
  • Boas habilidades de comunicação.
  • Atenção aos detalhes.

6. Seção de Idiomas no currículo de técnico de informática

As habilidades linguísticas, especialmente o inglês, podem ser uma grande vantagem competitiva e muitas vezes um requisito para um cargo de técnico de informática. Independentemente de a descrição do anúncio de emprego exigir ou não, a proficiência em vários idiomas é algo que você deve colocar e destacar no seu currículo.

Você deve listar todos os idiomas que você pode falar, escrever ou entender, incluindo seu nível de proficiência.

7. Cursos e certificações

Quando se trata de curriculum vitae para área de informática, os cursos e as certificações são ouro.

Eles mostram ao recrutador que você dedicou tempo para aprender habilidades especializadas e servem como prova de que possui essas habilidades.

Colocar cursos e certificações é de extrema importância se você quer ficar à frente da concorrência e conquistar o emprego.

Portanto, nesta seção, coloque todos os cursos e certificações que voce fez, mas que sejam relevantes para o cargo para o qual você está se candidatando.

Modelo de currículo de técnico de informática para download

Aqui vai o modelo de currículo para técnico de informática em formato Word para você baixar e preencher com as suas informações.

currículo para técnico de informática

Baixar o Modelo