Como se preparar para uma entrevista de emprego em 2022

A entrevista de emprego é o maior desafio para quem está à procura de um emprego.

Por falta de preparação e orientação, há erros comuns que podemos cometer. A melhor forma de se dar bem em uma entrevista é estar preparado.

Quer saber como se preparar para uma entrevista de emprego em 2022?

Confira algumas dicas básicas para você triunfar na sua entrevista de emprego.

1- Pesquise a empresa

Conhecer a empresa te ajudará a responder as perguntas de uma maneira muito mais personalizada e direcionada.

Muitos candidatos arriscam em ir a uma entrevista de emprego sem nenhuma informação sobre a empresa.

Se você não tiver o cuidado de fazer esse pequeno “TPC”, o recrutador irá entender que você não está se candidatado somente para tentar a sorte.

Aqui vão algumas coisas sobre a empresa que você precisa saber antes de ir a uma entrevista de emprego:

Pesquise a empresa usando a internet, visite o website da empresa, ou procure alguém que faça parte do quadro de pessoal da mesma para poder obter essas informações e conhecer a empresa.

Procure saber o que a empresa faz; qual é a sua cultura; em que posição a empresa está no mercado e qual é a sua área de atuação (indústria, serviços ou comércio).

Estas informações vão te ajudar na hora de preparar o seu discurso para a sua entrevista de emprego e conseguir responder as perguntas mais frequentes.

 2- Se preocupe em ser a solução para a empresa

Quando uma empresa abre uma vaga de emprego, é porque ela tem um problema para resolver, e precisa que alguém resolva.

Então, mostre ao empregador que você é a solução que a empresa está procurando.

Durante a entrevista, demostre estar atento às necessidades da empresa e procure trazer possíveis soluções das mesmas.

Por exemplo, se você se candidatou a uma vaga de Assistente de Marketing, fale como é que seus conhecimentos podem ajudar a melhorar a estratégia de Marketing da empresa e contribuir para aumentar a visibilidade da mesma no mercado e atrair novos clientes.

3- Use uma roupa formal

A aparência é essencial, pois a primeira impressão é importante principalmente quando se trata de uma entrevista de emprego.

Independentemente do tipo de vaga que você está a concorrer, a forma como você se apresenta na entrevista influência positivamente ou negativamente na imagem que o recrutador terá de si.

Então, como você deve se apresentar numa entrevista de emprego?

Não vá de roupas muito curtas, decotadas e com cores muito chamativas, jeans, unhas coloridas, calcões e maquiagem exagerada, camisetes com logotipo de empresas.

Tenha o cuidado de usar roupas formais, com cores escuras, tenha em mente que é importante transmitir profissionalismo na sua primeira entrevista.

4- Pratique as perguntas mais frequentes

Existem algumas perguntas que são feitas em quase todas as entrevistas de emprego. Assim, você pode preparar suas respostas com antecedência. Aqui estão alguns exemplos de perguntas mais frequentes numa de entrevista de emprego:

  • Fale um pouco sobre você?
  • Quais são os seus pontos fracos?
  • Quais são seus pontos fortes?
  • Porque está interessado em trabalhar na empresa?
  • Porque você deve ser contratado?
  • O que o diferencia dos outros candidatos?

Como essas perguntas são feitas com frequência, você não deve ter dificuldades em responder a estas perguntas. Portanto, é melhor testar suas respostas com outras pessoas, por exemplo, amigos ou familiares.

Se a vaga exigir bons conhecimentos de inglês, você deve praticar entrevistas em inglês.

Se, por outro lado, forem realizados testes especiais, como testes de concentração, é melhor treiná-los na Internet com antecedência.

Quem conduz a entrevista?

Normalmente, uma a três pessoas se sentam à sua frente. Podem ser representantes do departamento de recursos humanos, chefes de departamento ou superiores diretos. Ocasionalmente, um futuro colega se junta à conversa. No entanto, o número total de funcionários depende do tamanho da empresa. Em empresas menores, o proprietário geralmente conduz a entrevista sozinho.

O que fazer para se dar bem em uma entrevista de emprego?

 O sucesso da entrevista de emprego não depende apenas da qualificação profissional. Prepare-se bem para sua apresentação, permaneça autêntico e comprove suas respostas com exemplos.

Descreva como você usou suas habilidades no anterior emprego. Certifique-se de ser breve e não se empolgue.

Você deve ter o anúncio de emprego em mente e estar familiarizado com o site da empresa. No entanto, é muito importante que você expresse porque você é a melhor pessoa para a posição.

Tenho que fazer alguns testes na entrevista?

Na verdade, toda a entrevista de emprego é um teste. Além das qualificações profissionais, é posta à prova a forma de expressão do candidato. Língua estrangeira ou testes de TI são os mais comuns. Além disso, testes de concentração ou testes de personalidade são usados ocasionalmente no processo de seleção.

Quais são os truques que o recrutador usa na entrevista de emprego?

Pode acontecer de você receber as chamadas perguntas de estresse na entrevista.

Um exemplo seria “Você ainda não nos convenceu! Por favor, diga-nos por que devemos contratá-lo”.

Essas perguntas testam as habilidades sociais dos candidatos. Trata-se principalmente de manter a calma e demonstrar fortes habilidades de comunicação e resiliência. Portanto, os recrutadores tentam incomodá-lo com essas perguntas.

Outra estratégia é transmitir uma atmosfera particularmente aberta na qual o candidato se esquece de prestar atenção ao quadro geral. Portanto, pode acontecer rapidamente que, quando perguntado se você gostaria de fumar um cigarro no final, responda “Não”. Mesmo que a situação geral pareça “amigável”, não se deve revelar aqui se é fumante.

Você deve mentir em uma entrevista?

Mentir não beneficia nenhum dos lados. Como um período de teste geralmente faz parte da relação de trabalho, informações falsas geralmente são expostas rapidamente – ou mais tarde levam à rescisão sem aviso prévio.

Quanto tempo duram as entrevistas de emprego?

A duração de uma conversa pode ser muito diferente. Pode levar até uma hora ou muito menos. No entanto, a duração nem sempre tem a ver com a qualidade da conversa – se o interesse de ambos os lados for claro e tudo se encaixar, uma decisão pode ser tomada em menos de vinte minutos.

Conclusão: como se preparar para uma entrevista de emprego?

Uma imagem limpa é uma obrigação, isso inclui pontualidade e roupas adequadas. Certifique-se de mostrar interesse no cargo e na empresa.

Fazer suas próprias perguntas, ouvir com atenção e sempre manter contato visual também transmite uma impressão de comprometimento. Se lhe oferecerem uma água no início da conversa, aceite com agradecimento.

Sob nenhuma circunstância você deve ir a uma entrevista de emprego despreparado.