3 Jul 2025

Full-time Oficial Sénior de Engajamento Comunitário

ADPP Moçambique – Publicado por ADPP_Mozambique Cabo Delgado, Moçambique

Descrição da Vaga

A ADPP Moçambique pretende recrutar um (1) Oficial Sénior de Engajamento Comunitário para Cabo Delgado.

Propósito:

ADPP Moçambique, esta a responder a uma chamada de proposta e procura candidatos/as para ocupar a posição de Oficial Sénior de Engajamento Comunitário, do Projecto “EU SOU CAPAZ”, no âmbito do Programa regional EAGER – East Africa Girls’ Empowerment and Resilience, implementado pelo Governo de Moçambique, através do Instituto Nacional da Juventude (INJ) sob a supervisão do Ministério da Juventude e Desportos. Esta iniciativa, financiada pelo Banco Mundial, visa aumentar o nível de escolaridade e os rendimentos das raparigas e das mulheres, e reforçar a capacidade institucional para implementar políticas de igualdade de género.

Os candidatos poderão aplicar alternativamente para a Província de Cabo Delgado, Niassa e Sofala.

A ADPP é uma Organização não-governamental Moçambicana criada em 1982 que trabalha nas áreas de educação de qualidade, saúde e bem-estar, ambiente e agricultura sustentável.

O Programa “EU SOU CAPAZ” tem como objectivo oferecer melhores oportunidades de educação e acesso a serviços para meninas, adolescentes e jovens. As acções visam (i) apoiar o empoderamento de meninas adolescentes fora da escola (componente ESPAÇOS SEGUROS); e (ii) redução do custo directo da educação para meninas vulneráveis por meio de intervenções de nível escolar (Componente KEEPING GIRLS IN SCHOOL).

O foco principal do programa será (1) distribuição de uniformes e bicicletas gratuitos para meninas vulneráveis em escolas primarias e secundarias seleccionadas de acordo com os requisitos pré-estabelecidos pelo INJ em parceria com o Ministério de Educação e Cultura; (2) treinamento em habilidades de vida para meninas fora da escola nas comunidades rurais; e (3) sensibilização de líderes comunitários sobre normas de género.

Reportando-se ao Coordenador do Projecto/Team Leader o Oficial Sénior de Engajamento Comunitário será responsável por todas acções preparatórias, de implementação, supervisão e produção de relatórios sobre as acções de sensibilização e engajamento comunitário. Ele/a estará baseado/a no escritório da ADPP em uma das províncias-alvo do projecto. A selecção do/a candidato/a está dependente da aprovação da Proposta Tecnica da ADPP pelo INJ e Banco Mundial.

Responsabilidades:

  • Coordenar as acções de mobilização comunitária a serem conduzidas em cada Distrito e em colaboração com os Supervisores Distritais e as actividades de advocacia em torno da saúde sexual e reprodutiva de raparigas adolescentes e mulheres jovens;
  • Planear, supervisor a implementação e monitorar campanhas de comunicação para mudança social e de comportamento (SBCC) a serem desenvolvidas nas comunidades-alvo em cada distrito;
  • Estabelecer e manter parcerias estratégicas com a nível provincial e assistir os supervisores distritais no engajamento com os líderes comunitários, religiosos, autoridades locais, escolas e organizações da sociedade civil;
  • Coordenar com os supervisores distritais na facilitação dos espaços de diálogo com famílias, adolescentes e grupos comunitários para promover a transformação de normas sociais prejudiciais;
  • Coordenar e apoiar os supervisores distritais no engajamento com mentores comunitários, facilitadores e parceiros para garantir o alinhamento às metas programáticas;
  • Sistematizar dados e evidências de impacto das actividades de envolvimento comunitário reportadas pelos distritos;
  • Liderar a pêlos elaboração de relatórios técnicos e reuniões de coordenação interinstitucional.

Requisitos:

  • Licenciatura em Antropologia, Sociologia, Saúde Pública, Desenvolvimento Comunitário ou áreas afins;
  • Experiência comprovada em Moçambique, actuando em advocacia, mobilização comunitária e comunicação para mudança social e de comportamento (SBCC) no contexto da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens mulheres;
  • Fluência em Português e Inglês, tanto oral quanto escrita;
  • Fluência em pelo menos uma das línguas locais faladas nas províncias-alvo do projecto;
  • Conhecimento profundo da realidade institucional, social e cultural de Moçambique;
  • Fortes capacidades de comunicação, facilitação e construção de consensos em contextos multiculturais.

Processo de candidatura:

Os candidatos interessados deverão enviar uma carta de apresentação, CV e três referências para engajador.com@adpp-mozambique.org.

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 10 Julho de 2025.

Notas:

  • Depois do envio do seu CV irá receber automaticamente um email com o link para preenchimento do formulário de candidatura.
  • Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados.

Você sabia que o Trovagas está no Whatsapp, Linkedin e Telegram ? Siga-nos por lá.

Job Categories: Educação e formação. Job Types: Full-time. Job Tags: OFICIAL SÉNIOR DE ENGAJAMENTO COMUNITÁRIO.

Job expires in 7 days.

Candidatar-me a esta Vaga