11 Ago
2026
Full-time Gestor de Recursos Humanos
Descrição da Vaga
A Handicap International/Humanity & Inclusion pretende recrutar um (1) Gestor de Recursos Humanos Maputo.
- Data de Inicio: 1 de Outubro de 2026
- Duração do contrato: Indeterminado
- Prazo de Submissão: 21 de Agosto de 2026
A Organização
A Handicap International/Humanity & Inclusion (HI) é uma organização internacional independente e imparcial que atua em contextos de pobreza, exclusão, conflito e catástrofes. Trabalhando ao lado de pessoas com deficiência e outras populações vulneráveis, a HI procura satisfazer as suas necessidades essenciais, promover a inclusão e defender os seus direitos e dignidade.
A HI está presente em Moçambique desde 1986 e implementa programas de desenvolvimento e resposta humanitária nas áreas da inclusão, reabilitação, educação inclusiva, saúde, meios de subsistência, redução do risco de catástrofes e resposta a emergências.
A Humanity & Inclusion valoriza a diversidade organizacional e implementa ativamente uma política estruturada em matéria de deficiência para promover a integração no local de trabalho. Os candidatos que necessitem de adaptações razoáveis durante o processo de recrutamento são encorajados a solicitá-las, desde a fase inicial das entrevistas. Para mais informações sobre a organização, consulte o site oficial www.hi.org
Contexto do cargo
O Gestor de Recursos Humanos, sediado em Maputo, reporta diretamente ao Diretor de Programa. Nesta função, irá conceber e executar a estratégia de RH para o Programa da HI em Moçambique, garantindo o cumprimento rigoroso da legislação laboral local e o alinhamento perfeito com as políticas organizacionais e os objetivos estratégicos.
O candidato seleccionado irá liderar a equipa de Recursos Humanos, impulsionar processos de gestão de pessoas de alto nível e actuar como parceiro estratégico da liderança sénior. Terá um papel fundamental na promoção de uma cultura de trabalho ética, inclusiva e orientada para os resultados.
Principais responsabilidades
Liderança e gestão da equipa de RH
- Liderar, desenvolver e supervisionar a equipa de Recursos Humanos.
-
Promover uma cultura de alto desempenho, colaboração, responsabilização e aprendizagem contínua.
-
Assegurar a correcta implementação das políticas organizacionais e do Código de Conduta.
Estratégia e planeamento de Recursos Humanos
- Desenvolver e implementar a estratégia de Recursos Humanos do Programa.
-
Elaborar e acompanhar planos de acção de RH alinhados com a estratégia organizacional.
-
Produzir e analisar indicadores de RH para apoiar a tomada de decisões.
-
Aconselhar a gestão de topo sobre processos de reestruturação organizacional e de gestão da mudança.
Políticas, Processos e Conformidade
- Assegurar a implementação e a melhoria contínua das políticas, procedimentos e ferramentas de RH.
-
Assegurar o cumprimento da legislação laboral e dos regulamentos internos.
-
Coordenar auditorias, controlos internos e sistemas de arquivo da documentação de RH.
-
Manter actualizados os documentos regulamentares do Programa.
Gestão Estratégica de Pessoal
- Coordenar o planeamento da força de trabalho e a estrutura organizacional.
-
Liderar os processos de recrutamento, selecção e integração do pessoal.
-
Supervisionar os processos de gestão de desempenho, desenvolvimento de competências e mobilidade.
-
Desenvolver iniciativas para a retenção de pessoal, o planeamento da sucessão e o desenvolvimento de talentos.
Administração de Recursos Humanos e Remuneração
- Assegurar a correcta gestão contratual do pessoal.
-
Supervisionar o processamento da folha de pagamentos e garantir que os benefícios estão em conformidade.
-
Gerir a política de remuneração e benefícios, acompanhando a competitividade do mercado.
-
Elaborar e acompanhar o orçamento anual de Recursos Humanos em conjunto com a equipa de Finanças.
Relações Laborais e Bem-estar
- Garantir relações laborais construtivas e o cumprimento da legislação laboral.
-
Gerir processos disciplinares e conflitos laborais e procurar aconselhamento jurídico sempre que necessário.
-
Promover iniciativas relacionadas com o bem-estar, a diversidade, a inclusão e a saúde no trabalho.
-
Coordenar as relações com os representantes dos colaboradores e com as entidades governamentais.
Apoio aos gestores
- Apoiar os gestores na aplicação coerente das políticas e práticas de Recursos Humanos.
-
Prestar aconselhamento sobre liderança, gestão do desempenho e desenvolvimento de equipas.
-
Promover boas práticas de gestão de pessoas em toda a organização.
Preparação e resposta a situações de emergência
- Assegurar que os processos de Recursos Humanos apoiam adequadamente as operações de emergência.
-
Reorganizar as prioridades da equipa de RH sempre que necessário para responder a situações humanitárias.
Formação académica e experiência
Formação académica
-
Licenciatura em Recursos Humanos, Administração de Empresas, Direito, Psicologia Organizacional ou área afim. Um mestrado em Recursos Humanos ou qualificação de pós-graduação constitui uma grande vantagem.
Experiência
-
Pelo menos 8 anos de experiência progressiva em RH, incluindo mais de 5 anos em funções de liderança. A experiência em ONG, organizações internacionais ou ambientes meuticulturais é altamente valorizada.
Competências essenciais
Um historial comprovado em planeamento estratégico de RH, relações laborais, aquisição de talentos, remunerações e benefícios, desenho organizacional e liderança de iniciativas de gestão da mudança.
Competências-chave
- Liderança e Estratégia: Capacidade comprovada para formar equipas de alto desempenho, analisar dados complexos e impulsionar decisões estratégicas de RH.
- Conhecimentos jurídicos e de RH: Conhecimento profundo da legislação laboral moçambicana, a par de experiência prática em acompanhamento de desempenho, remuneração e desenho organizacional.
-
Impacto interpessoal: Excelentes competências de comunicação, negociação e influência para navegar em estruturas organizacionais complexas.
-
Sistemas e Ferramentas: Conhecimentos tecnológicos avançados, com forte proficiência em plataformas de HRIS e no Microsoft Office.
-
Idiomas: Português nativo ou fluente, com sólido domínio profissional do inglês.
Candidatura
Os candidatos interessados que preencham estes requisitos devem enviar a sua candidatura e o seu CV atualizado por e-mail para: recrutamento@mozambique.hi.org . O assunto do e-mail deve indicar: «Gestor de Recursos Humanos – Maputo, Nairobi». Por favor, não envie os seus certificados académicos nem outros documentos comprovativos, uma vez que estes serão solicitados numa fase posterior .
Notas
-
Encorajamos candidaturas de mulheres e de pessoas com deficiência.
-
A Humanity & Inclusion acredita e está comprometida com a salvaguarda e protecção dos direitos das crianças e pessoas vulneráveis em todo o seu trabalho. Qualquer candidato que obtenha a vaga na HI deverá conhecer assinar e cumprir com as políticas de Protecção Contra Exploração sexual, Abuso e Assédio; Protecção da Criança, Política anti-fraude, suborno e corrupção; o Código de Conduta e o Estatuto do Pessoal como um anexo ao seu contrato de trabalho
-
Todos os colaboradores da HI comprometem-se a criar e manter um ambiente que previna a exploração e o abuso sexual e promova a implementação do código de conduta
AVISO LEGAL:
A Handicap International/Humanity & Inclusion não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases de recrutamento e não procede por via de agentes de recrutamento.

