O que colocar na seção sobre mim no currículo + exemplos

A seção “sobre mim” no currículo, é uma breve introdução que fica no topo do currículo, é onde você lista suas qualidades, experiências de trabalho, conquistas e objetivos de carreira.

Exemplo de sobre mim no currículo

A seção “sobre mim” no currículo é semelhante a um resumo profissional, mas com um tom mais pessoal.

Continue a leitura e entenda de maneira clara o que colocar na seção sobre mim no currículo com exemplos prontos para você copiar.

Veja também:

O que colocar na seção “sobre mim” no currículo?

Na seção “sobre mim” do currículo você deve colocar:
  1. Título profissional
  2. Anos de experiência
  3. Principais habilidades e competências
  4. Formação acadêmica
  5. Objetivos de carreira

1- Título profissional

Primeiro, apresente-se mencionando sua profissão. Por exemplo, “técnico de enfermagem”, “vendedor” ou “redator freelancer”. Caso você ainda não tenha um título profissional, pode simplesmente dizer que é um “estudante universitário” ou “profissional iniciante”.

2- Anos de experiência

Na seção “sobre mim” mencione seus anos de experiência, no entanto, se você está para mudar de área, não adianta citar os anos de experiência.

Neste caso, eu recomendo usar um objetivo profissional em vez do “sobre mim”.

Exemplo:

“Tenho mais de 10 anos de experiência ensinando crianças de dois a cinco anos”

3- Suas principais habilidades e competências

Na sua seção “sobre mim” também deve colocar duas ou três principais habilidades importantes para a posição para a qual você está se candidatando. Esta é uma das partes mais importantes da seção “sobre mim”, pois destaca seus pontos fortes.

Exemplo:

“Sou um vendedor positivo, empático e comunicativo”.

4- Principais conquistas

Identifique quais são as conquistas mais importantes em sua trajetória profissional com base na semelhança com a vaga que procura atualmente.

Exemplos:

“Superei as metas de vendas em 20% no primeiro semestre de 2022”.

“Aumentei a retenção de funcionários como gerente de RH em 10% em 2022”.

5- Formação acadêmica

As formações também são elementos-chave a colocar, principalmente se você está estudando ou se formou recentemente e não tem nenhuma experiência profissional.

Exemplo:

“Estudante de finanças na Universidade de Califórnia”.

6- Objetivos de carreira

Sua seção “sobre mim” também deve deixar claro quais são seus objetivos de longo ou curto prazo, no entanto, seus objetivos de carreira devem estar alinhados com o cargo para o qual você está se candidatando.

Exemplos:

  • Alcançar uma posição de liderança.
  • Aprender novas habilidades.
  • Ganhar experiência.
  • Tornar-se um especialista no seu campo.

Atenção: você não precisa colocar todas as informações que mencionei acima, destaque apenas as informações que são relevantes para a vaga que você está concorrendo e de acordo com seus anos de experiência.

Por exemplo, um técnico de enfermagem experiente vai preencher está seção de forma diferente que um técnico de enfermagem recém-formado.

O primeiro vai destacar as suas experiências enquanto o segundo a sua formação acadêmica.

Exemplos de sobre mim no currículo para você copiar

Aqui estão 7 exemplos de sobre mim no currículo para você usar como inspiração. Confira:

Exemplo de texto “sobre mim” no currículo para primeiro emprego  

Estudante de finanças na Universidade de Califórnia em busca de experiência em atendimento ao cliente. Espero utilizar as habilidades de comunicação que desenvolvi em minhas atividades extracurriculares em um ambiente desafiador e orientado para o crescimento.”

Exemplo de texto “sobre mim” no currículo de professor

“Professor do ensino médio no colégio quitabo por mais de 5 anos. Devido à minha metodologia recebi vários comentários positivos ao longo de todos esses anos. Participei de vários workshops para atualizar minhas habilidades de ensino e gerenciamento de alunos. Para continuar minha contribuição positiva para nutrir os alunos e aprender mais com eles, estou atualmente buscando o cargo de pedagogo na sua instituição.”

Exemplo de texto “sobre mim” no currículo de marketing   

“Profissional criativo com habilidades de marketing bem desenvolvidas e vontade de aprender mais. Adquiri mais de 4 anos de experiência trabalhando para um grupo diversificado de clientes que me permitiram ganhar experiência em análise de dados, marketing de mídia social. Atualmente, estou procurando utilizar minhas habilidades atuais para crescer como consultor e expandir meu conhecimento para outras áreas de marketing.”

Exemplo de texto “sobre mim” no currículo de atendimento ao cliente

“Técnica de apoio ao cliente com fortes habilidades de resolução de problemas, multitarefa e fortes habilidades interpessoais. Durante meus 5 anos de carreira recebi vários prêmios de reconhecimento de colegas e avaliações positivas de clientes. Atualmente, estou procurando o cargo de supervisor da equipe de atendimento ao cliente para continuar meu crescimento na carreira em gerenciamento.”

Exemplo de texto “sobre mim” no currículo de executivo de negócios

“Executivo de negócios com mais de 10 anos de experiência em planejamento de estratégias de marketing e criação de novos negócios. Devido à minha formação educacional em gestão, profunda resolução de problemas, análise e habilidades de gestão de equipes, contribuí para o crescimento da receita da minha empresa anterior em aproximadamente 25%. Também recebi o prêmio de ‘Gerente do ano’ durante meu cargo anterior. Para continuar o crescimento da minha carreira, estou buscando o cargo de Diretor Executivo em sua empresa.”

Exemplo de texto “sobre mim” no currículo de associado de vendas

“Associado de vendas experiente com mais de 5 anos de experiência. Anteriormente, trabalhei na Kinny Consulting, onde contribuí com um aumento de 20% na receita no ano passado. Sou um vendedor positivo, empático e comunicativo. Procurando uma nova posição como associado de vendas sênior para crescer ainda mais em minha carreira.”

Exemplo de texto “sobre mim” no currículo de Professora de educação infantil

“Professora de educação infantil entusiasmada com mais de 10 anos de experiência ensinando crianças de dois a cinco anos. No ano passado recebi 80% de satisfação anual de alunos. Busco uma oportunidade de emprego na Escola santa Ana para continuar minha paixão como professora.”

Deixe um comentário