Exemplo de currículo de engenheiro mecânico pronto

Se você deseja conseguir um emprego como engenheiro mecânico, precisa de um currículo que destaque as suas experiencias e habilidades e mostre ao recrutador que você é a pessoa certa para o emprego.

Para ajudá-lo nesta jornada preparamos um exemplo de currículo de engenheiro mecânico pronto para preenher com seus dados. Confira!

O que colocar no currículo de engenheiro mecânico?

Vamos revisar o currículo por seções para que você saiba o que deve colocar.

Um currículo de um engenheiro mecânico deve ter as seguintes seções:

Comece pelas informações pessoais

Ao receber um currículo, a primeira coisa que o recrutador vê são as informações pessoais e de contato do candidato. Eles são como que um cartão de visita, as informações devem estar no topo do CV e visíveis.

Comece a colocar: o seu nome completo, idade, endereço e informações de contato (como número de celular e email).

Você também pode colocar uma foto, mas não é obrigatório.

Além disso, evite colocar no currículo, itens desnecessários como:  estado civil, número de filhos e números de documentos pessoais.

Se o recrutador precisar dessas informações, ele vai pedir na entrevista.

Experiência profissional

Depois informações pessoais e de contato, é hora de mostrar suas experiências profissionais. Coloque as experiências profissionais em ordem cronológica inversa (a experiência mais recente primeiro e a mais antiga por último).

Coloque o cargo exercido e o nome da empresa. Depois diga quanto tempo você trabalhou lá e na outra linha, adicione as suas principais responsabilidades, de forma resumida.

Além disso, se você é um engenheiro mecânico que passou por muitos empregos, priorize as experiências que tenham mais a ver com a vaga que você está concorrendo.

Quantifique suas realizações e responsabilidades

Os empregadores preferem ler suas realizações e responsabilidades com métricas mensuráveis, porque isso permite quantificar o impacto e o sucesso do seu trabalho, além de tornar sua experiência mais tangível.

Ao fazer seu currículo de engenheiro mecânico, tente descrever suas responsabilidades respondendo a perguntas como: “Quantas?” ou “Quantos? “, por exemplo:

  • Em que % você reduziu as despesas de manutenção corretiva graças à implementação de um programa de manutenção preventiva de rotina para todos os equipamentos de produção?
  • Quantos equipamentos mecânicos você reparou?
  • Quantos funcionários você tinha ou é responsável?

Adicionar exemplos quantificáveis ajudará o recrutador a entender o alcance de suas responsabilidades anteriores e dar a eles uma ideia melhor do valor que você agregara se for contratado.

Formação acadêmica

A maioria dos empregadores exige que os candidatos a vaga de emprego de engenheiro mecânico tenham formação superior em engenharia mecânica.

Comece listando sua formação acadêmica em ordem cronológica inversa, como as experiências profissionais. Ou seja, coloque as formações sempre da mais recente para a mais antiga.

Coloque o nome curso e o grau obtido, nome da instituição de ensino, e datas de início e término dos cursos que frequentou.

Aqui está um exemplo:

Licenciatura em Engenharia Mecânica

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

fev 2002 – dez 2016

Mostre suas habilidades como engenheiro mecânico

Para garantir que os recrutadores encontrem suas habilidades de maneira simples sem muitas voltas, escreva suas habilidades soft skills (habilidades interpessoais) e hard skills (habilidades técnicas) separadamente.

Se você não tem certeza de quais habilidades colocar no seu curriculum vitae de engenheiro mecânico, verifique o anúncio de emprego e veja quais habilidades a empresa está procurando.

Exemplos de habilidades hard skills para currículo de engenheiro mecânico:

  • AutoCAD.
  • Cálculos de estrutura.
  • Design mecânico.
  • SolidWorks.
  • SAP2000.
  • SILAB.

Exemplos de habilidades soft skills para currículo de engenheiro mecânico:

  • Resolução de problemas.
  • Trabalho em equipe.
  • Atenção aos detalhes.
  • Orientado ao processo.
  • Orientado a resultados.
  • Pensamento criativo.
  • Flexível.

Idiomas

As habilidades linguísticas, especialmente o inglês, podem ser uma grande vantagem competitiva e, muitas vezes, um requisito para uma posição como engenheiro mecânico.

Independentemente de a descrição da vaga exigir ou não, a proficiência em vários idiomas é algo que você deve incluir e destacar no seu currículo.

Você deve listar todos os idiomas que você pode falar, escrever ou entender, incluindo seu nível de proficiência.

Por exemplo:

Português – Língua materna

Inglês – Fluente

Espanhol – Intermediário

Cursos complementares

Além de seu diploma universitário, você pode ter feito cursos de curta duração. Coloque todos eles aqui, no entanto, você deve colocar apenas cursos que são relevantes para a vaga.

Informações adicionais

Existem ainda algumas informações adicionais que podem ser úteis aos recrutadores para definir se é o candidato ideal, por exemplo, se tem carta de condução ou se tem viatura, disponibilidade para viajar ou se você está escrito na ordem dos engenheiros.

Exemplo de currículo de engenheiro mecânico para download

Como prometido, aqui está um exemplo de currículo de engenheiro mecânico para download. Baixe e preencha com seus dados.

currículo de engenheiro mecânico
currículo de engenheiro mecânico




Você pode estar interessado