7 dicas para conseguir emprego em Moçambique 2024

Conseguir um emprego em Moçambique pode ser uma jornada de aprendizado muito valiosa ou uma situação cansativa e frustrante.

Imagine que você está há meses procurando um emprego, mandando currículos para todas as oportunidades que consegue visualizar, com nenhum tipo de personalização para a vaga escolhida.

Diversas entrevistas diferentes e… Nada. Promessas de contratação e… Nada. Você começa a se sentir desmotivado, cansado e acaba desistindo antes mesmo de iniciar o trabalho.

Essa é a maneira errada de procurar emprego.

O segredo para conseguir um emprego em Moçambique de forma rápida em poucos meses está na linha de pensamento proativo, uma quebra de paradigma.

O que mais acontece nos processos selectivos, é o fato do candidato enviar um currículo padrão para todas as vagas que se inscreve, com pouco ou nenhum conteúdo relevante para a vaga em questão.

Você precisa ter o currículo que se diferencia dos demais, precisa ter o conhecimento que não se compara com a maioria e uma sinergia grande com os valores da empresa.

Você quer conseguir um emprego em Moçambique este ano de 2024?

1- Faça uma lista de empresas que estão com vagas abertas na área que você deseja trabalhar

Faça uma lista de pelo menos 10 empresas que estão com vagas abertas na área que você deseja trabalhar, entre no site e redes sociais de cada uma dessas empresas e veja a descrição dos principais serviços e produtos oferecidos.

Depois, entre no Google e leia as principais notícias sobre o momento actual da empresa.

2- Estude tudo sobre as empresas as quais você está se candidatando

Dedique o seu tempo para ler e aprender sobre o mercado e os principais termos utilizados pelas empresas.

Volte na descrição das empresas e faça uma busca no Google com os principais termos do negócio, aprofunde nos principais conceitos acerca do mercado de cada uma.

Se for uma empresa de moda, leia tudo sobre moda.

Se for uma pequena empresa, leia sobre pequenos negócios. Se for uma multinacional, leia sobre grandes empresas. E por aí vai.

Ao fazer isso, você está preparado para enfrentar qualquer tipo de pergunta e impressionar os recrutadores com esse conhecimento.

3- Mantenha-se actualizado

A próxima dica de como conseguir um emprego consiste em manter-se actualizado.

Além de realizar cursos na área de actuação é muito importante que você leia livros sobre sua profissão e esteja por dentro das principais informações que envolvem a realização do seu trabalho.

Por exemplo, profissionais que actuam na área de vendas precisam ler livros que ensinam sobre marketing, como vender mais, factores que influenciam na compra etc.

4- Actue em mais de uma área

Cada dia mais as empresas tem procurado por profissionais com múltiplas habilidades.

Além disso, a actuação em mais de uma área permite que você tenha acesso a mais oportunidades de trabalho.

Caso esteja difícil conseguir emprego em uma determinada área é preciso buscar novas alternativas.

Por exemplo, uma profissional que actua como secretária pode fazer cursos rápidos na área de recursos humanos ou de vendas.

Dessa forma é possível buscar vagas em áreas diferentes e aumentar as chances de uma contratação rápida.

Outra recomendação é ampliar seus conhecimentos na área de atuação. Quanto mais um profissional se prepara, maiores as chances de conquistar as melhores vagas.

5- Tenha uma rede de contactos para conseguir emprego

Uma das dicas que mais funcionam para conseguir emprego rápido é manter e aumentar sua rede de contactos.

Não uma rede de contactos de pessoais que não trabalham, mas sim uma rede de contactos de pessoais que podem lhe ajudar a conseguir um emprego.

É muito comum que as empresas contratem profissionais por meio da indicação de actuais funcionários.

A recomendação é que você tenha uma lista com nomes, telefones e emails de pessoas que possam te indicar para vagas futuras ou avisem sobre oportunidades interessantes.

Quando há uma indicação prévia, as chances de ser chamado para uma entrevista e de ser contratado são bem maiores.

6- Participe de eventos profissionais

A participação em eventos como palestras, workshops e congressos é de grande ajuda para construir ou aumentar sua rede de contatos.

Nesses locais é possível conversar com profissionais de diversas empresas que poderão te indicar para uma vaga.

Ao participar desses eventos é preciso que você esteja bem apresentável e não tenha receio em conversar com algumas das pessoas presentes.

7- Se prepare para a entrevista

Ao seguir essas dicas de como conseguir emprego, a qualquer momento você será chamado para uma ou mais entrevistas.

Por isso, esteja sempre preparado para este momento tão importante. Pesquise quais perguntas são mais comuns e o que você responderá em cada uma delas.

Sempre mantenha roupas adequadas para essa ocasião e, antes de ir à entrevista, pesquise sobre a empresa para a qual deseja trabalhar.

Os candidatos que chegam à entrevista com informações prévias sobre a empresa geralmente se saem melhor e são contratados com mais facilidade.

Conclusão

Essas dicas de como conseguir um emprego em Moçambique valeram a pena?

Coloque sua opinião nos comentários e compartilhe este conteúdo com seus amigos que também estão procurando emprego.

Deixe um comentário