Técnico em Segurança do Trabalho: o que faz, salário e curso

Se você chegou neste conteúdo, tenho certeza que se interessa pela área de segurança ocupacional. Mas afinal, você sabe o que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?

Tem interesse em ser um Técnico em Segurança do Trabalho? Se sim, continue lendo que vou lhe mostrar tudo sobre a profissão!

O que faz um Técnico em Segurança do Trabalho?

O Técnico em Segurança do Trabalho é responsável por garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em um ambiente de trabalho, identificando e avaliando riscos, planejando medidas preventivas e ensinando boas práticas aos funcionários.

Portanto, o Técnico em Segurança do Trabalho desempenha um papel importante em uma empresa ou indústria, pois se destaca desempenhando funções fundamentais para que todos os processos sejam realizados com segurança.

Qual o salário de um Técnico em Segurança do Trabalho?

O salário médio de um Técnico em Segurança do Trabalho é de R$3.500 no Brasil, de acordo com uma pesquisa do site glassdoor.com.br. No entanto, esse valor pode variar dependendo de vários fatores como localização geográfica, experiência e habilidades, setor de atuação, entre outros.

Além disso, é comum que empregadores ofereçam benefícios adicionais, como plano de saúde, vale-alimentação ou vale-transporte, o que pode aumentar o valor total da remuneração.

Qual é a formação necessária para se tornar um técnico em segurança do trabalho?

Para se tornar um Técnico em Segurança do Trabalho, é necessário completar um curso técnico de nível médio em segurança do trabalho, que dura em média 2 anos e aborda temas como normas e regulamentos de segurança, gestão de riscos, primeiros socorros, saúde e segurança no trabalho, entre outros.

Além da formação acadêmica, é importante que o Técnico em Segurança do Trabalho tenha conhecimento atualizado sobre as normas e regulamentos de segurança, bem como participar de treinamentos e atualizações periódicas para manter-se capacitado na área.

Como é a rotina de um técnico em Segurança do Trabalho?

A rotina de um Técnico em Segurança do Trabalho é desafiadora e diversificada, já que ele tem a responsabilidade de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Aqui estão algumas das atividades comuns na rotina de um Técnico em Segurança do Trabalho:

  • Identificação de riscos: o Técnico em Segurança do Trabalho é responsável por identificar e avaliar os riscos presentes em um ambiente de trabalho.
  • Implementação de medidas de controle: depois de identificar os riscos, o Técnico em Segurança do Trabalho deve implementar medidas de controle para minimizá-los ou eliminá-los.
  • Treinamento de trabalhadores: é importante que os trabalhadores estejam cientes das medidas de segurança e saúde no ambiente de trabalho, e o Técnico em Segurança do Trabalho é responsável por realizar esses treinamentos.
  • Monitorização: o Técnico em Segurança do Trabalho deve monitorar constantemente a segurança no ambiente de trabalho, verificando se as medidas de controle estão sendo cumpridas e se há necessidade de implementar novas medidas.
  • Investigação de acidentes: em caso de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, o Técnico em Segurança do Trabalho deve investigar as causas para evitar que ocorram novamente no futuro.

Qual deve ser o perfil do técnico em Segurança do Trabalho?

Um Técnico em Segurança do Trabalho deve ter uma série de habilidades para desempenhar suas funções com sucesso.

Aqui estão algumas habilidades e competências que um Técnico em Segurança do Trabalho deve possuir para que tenha sucesso no trabalho:

  • Conhecimento técnico: é fundamental que um Técnico em Segurança do Trabalho tenha conhecimentos sólidos em normas e regulamentos de segurança, bem como conhecimento sobre as condições de trabalho e os riscos relacionados.
  • Comunicação eficaz: o Técnico em Segurança do Trabalho precisa ser capaz de se comunicar eficazmente com diferentes grupos, incluindo gerentes, trabalhadores, funcionários, e outros profissionais.
  • Liderança: o Técnico em Segurança do Trabalho deve ter habilidades de liderança para liderar projetos e trabalhar em equipe para alcançar os objetivos de segurança.
  • Resiliência: um Técnico em Segurança do Trabalho precisa ser resiliente e capaz de lidar com situações estressantes ou de pressão.
  • Flexibilidade: a rotina de um Técnico em Segurança do Trabalho pode ser desafiadora e requer flexibilidade para se adaptar a mudanças constantes no ambiente de trabalho.
  • Comprometimento: um Técnico em Segurança do Trabalho deve ter comprometimento com a segurança e a saúde dos trabalhadores, e estar disposto a fazer o que for necessário para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o Técnico em Segurança do Trabalho, pretende seguir a profissão?

Compartilhe com a gente nos comentários!

Você pode estar interessado

Deixe um comentário