5 Razões para fazer um curso técnico em Moçambique

Razões para fazer um curso técnico em Moçambique

Nem é preciso mencionar que o ensino superior é importante porque desempenha um papel significativo no esforço de alguém para ter sucesso na vida. No entanto, é triste dizer que milhões de pessoas em todo o mundo não podem ir para a faculdade por vários motivos. Uma delas é que eles não têm capacidade financeira para ingressar em universidades.

O bom é que o ensino técnico é uma excelente opção para quem não pode fazer faculdade. O que é bom nos cursos técnicos é que leva menos tempo para terminar o curso em comparação com os cursos oferecidos nas universidades. Também não se pode negar que as escolas técnicas têm propinas mais baixas. Por isso, é ideal para quem não pode fazer faculdade por questões financeiras.

5 razões para fazer um curso técnico em Moçambique

Razão 1: Menor tempo de duração

Com um curso técnico você se forma mais rápido e ingressa rapidamente no mercado de trabalho. Em média, os cursos técnicos duram 2 a 3 anos, enquanto uma licenciatura dura no mínimo 4 anos dependendo da área escolhida. Portanto, os cursos técnicos tornam-se um caminho mais curto para conseguir a inserção rápida no mercado de trabalho.

Razão 2: Rápida colocação no mercado de trabalho

O aluno formado em um Curso Técnico já sai pronto para actuar no mercado de trabalho porque os cursos focam a prática.

Razão 3: Prática prática

As universidades tendem a ter uma abordagem mais teórica, enquanto que as escolas técnicas se concentram mais na prática.

Com uma formação técnica, você ganha experiência prática, com bases teóricas, tornando-se capaz de desenvolver um lado analítico para a resolução de problemas e, consequentemente, sua contratação no mercado de trabalho torna-se mais fácil.

Razão 4: Ponte para o ensino superior

Se você não tem condições de entrar numa universidade por questões financeiras, um curso técnico é a melhor opção, isto porque, depois de terminar um curso técnico, a chance de você conseguir um emprego é maior.

Quando você começar a trabalhar poderá pagar a sua faculdade sem nenhum problema. Portanto, em vez de você perder tempo em tentar concorrer numa universidade pública, opte pelo caminho mais rápido e barato.

Razão 5: Melhor desempenho nas faculdades

Normalmente os estudantes que vem do ensino técnico tem melhor desempenho nas faculdades porque já vem com um conhecimento pratico, mas, isso não se aplica a todos os estudantes.

Recapitulando, um curso técnico profissional permite ao estudante vivenciar na prática a profissão escolhida, entender como o mercado funciona e reflectir se caso ele quiser fazer o ensino superior no futuro. Uma coisa não barra a outra, a experiência vinda da formação técnica pode dar uma nova visão de futuro ao aluno.

Outro aspecto interessante, é que enquanto existe uma grande demanda de profissionais com ensino superior no mercado, falta mão-de-obra devidamente qualificada. Essa mão-de-obra em falta, são os alunos justamente oriundos das escolas técnicas, essas pessoas estão aptas para exercer as funções prontamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here