O que fazer e o que não fazer ao escrever a Carta de Apresentação

O que fazer e o que não fazer na carta de apresentação

Uma carta de apresentação é um pequeno texto introdutório que fornece ao recrutador informações relevantes sobre você, sua experiência e seu interesse no cargo.

O principal objetivo disso é fazer com que o recrutador se sinta interessado em ler seu currículo; simplificando, sua carta de apresentação é um anúncio promocional para você e tem o objetivo de vendê-lo para a empresa.

No entanto, poucas pessoas gostam de escrever cartas de apresentação e, mesmo quando escrevem, fazem com pouca qualidade sem nenhuma personalização.

Para garantir que sua carta de apresentação o ajude a conseguir a entrevista, tenha em mente o que fazer e o que não fazer ao escrever:

O que fazer

Personalize sua Carta de Apresentação para a posição para a qual você está se candidatando. Reserve um tempo para adequar cada carta à empresa e ao potencial empregador para quem você está escrevendo. As palavras “genéricas” são facilmente reconhecidas pelos recrutadores.

Se você deseja enviar uma carta de apresentação eficaz e que atraia atenção do recrutador, você precisa adaptá-la a cada novo emprego para o qual se candidatar.

Use frases simples e claras e evite abreviações. Escolha cada palavra com cuidado.

Dirija sua carta à pessoa certa, seja o dono da empresa ou um gestor de recursos humanos. Use seu nome e cargo e verifique a ortografia.

Coloque a sua carta de apresentação como o corpo do email, anexando o currículo apenas.

Veja se suas habilidades e experiência correspondem às necessidades da empresa. Mencione como você será uma pessoa valiosa à equipe deles. Diga ao empregador como você pode atender às necessidades dele e contribuir para o crescimento da empresa.

Forneça seu nome, número de telefone e endereço.

Mantenha sua carta em uma página.

Revise com atenção. Erros ortográficos deixam uma má impressão.

O que não pode fazer

Não escreva para um departamento. É melhor escrever para uma pessoa real com um título real. Envie sua carta de apresentação ao gestor de recursos humanos ou profissional de RH, mas certifique-se de soletrar o nome, cargo e endereço corretamente.

Não envie uma carta com o seguinte endereço: “A quem possa interessar”. ou “Prezado Senhor / Senhora”

Não escreva conquistas profissionais não relacionadas. Personalize cada Carta de Apresentação para o empregador que o receberá. Um empregador está interessado no que você pode fazer por ele.

Não exagere na sua experiência profissional. Lembre-se de que sua carta de apresentação deve ser verdadeira.

Não se esqueça de fornecer ao empregador uma maneira de entrar em contato com você. Inclua seu número de telefone, endereço de e-mail ou ambos.

NÃO ESCREVA EM MAIÚSCULAS.

Não inclua uma foto.

Não envie uma carta sem revisá-la cuidadosamente

Não se esqueça de verificar a ortografia. Não há desculpa para erros gramaticais ou ortográficos.

Não use o pronome “eu” para iniciar todas as frases.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here