10 Filmes de Empreendedorismo que você precisa assistir

A vida de um empreendedor vem com altos, baixos e lições aprendidas. Quer você seja um aspirante a empreendedor ou já tenha iniciado seu próprio negócio, a seguir estão 10 Filmes de Empreendedorismo que você precisa assistir para ter sucesso nos negócios em 2020.

Estes filmes de empreendedorismo irão ensiná-lo sobre o bom e o ruim de manter um negócio e a arte de perseguir um objetivo por todos os meios necessários.

Confira a lista: 

1- A rede social (2010)

Um aluno de Harvard chamado Mark Zuckerberg cria uma rede social para os alunos dessa universidade que, após grande sucesso, acaba se tornando o que hoje conhecemos como Facebook. O filme conta como ele é acusado de roubar a ideia de dois irmãos, também estudantes de Harvard, além do conflito com seu amigo e cofundador da empresa.

Este filme mostra a importância de ter talento e parceiros certos ao iniciar um negócio, bem como uma ideia que pode ser articulada com base nas necessidades que você detecta em seus primeiros usuários.

Lições finais

É preciso ter cuidado com quem se associa para empreender, principalmente se for um familiar ou amigo, porque pode custar caro.

Também é importante que cada parceiro tenha habilidades diferentes para ajudar a empresa a crescer. Mark era o perfil mais técnico e Edward era o lado financeiro e comercial.

2- Jobs (2013)

Em 1976, Steve Jobs, um estudante universitário do Reed College em Portland (Oregon), decide abandonar a escola e embarcar em um projeto junto com seu colega Steve Wozniak para criar o computador Apple, um produto que revolucionaria a indústria de tecnologia.

Este filme permite ver o perfil completo de um empreendedor: ter visão, paixão pelo seu produto, conhecer o mercado e saber o que os clientes desejam.

Lições finais

É essencial que uma empresa tenha uma visão comum, o empreendedor e os funcionários devem ter a mesma direção.

Pode haver discrepâncias em termos de estratégias ou ações, mas o propósito da empresa tem que ser muito bem internalizado.

3- Startup.com (2001)

Este filme conta a história de dois empreendedores e amigos de longa data, Kaleil Isaza Turman e Tom Herman, que decidiram criar uma startup chamada govWorks.com com foco em ajudar o governo dos Estados Unidos a gerir diferentes atividades.

Lições finais

As ideias não valem nada. O importante é o trabalho em equipe, o desenvolvimento dessa ideia, a busca por pessoas que queiram colocar seu dinheiro na empresa e o sucesso do produto diante de um consumidor cada vez mais informado e crítico; sem esquecer a forte concorrência que existe em setores que, como a Internet, apresentam barreiras de entrada incrivelmente baixas.

4- O Lobo de Wall Street (2013)

Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio, o filme conta a incrível história de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de Nova York.

Suas habilidades e talento lhe renderam uma das casas mais caras do mundo. No entanto, esse homem é talvez o melhor exemplo de onde você pode ir por causa da ambição e do excesso.

Lições finais

  • Sua mente é sua ferramenta mais poderosa. Treinar sua mente é a habilidade mais importante para o sucesso e a felicidade.
  • Persiga seus objetivos. Nunca se esqueça de que ter uma mente vencedora fará com que você alcance tudo o que planejou.
  • Cerque-se das pessoas certas para ajudar seu negócio a ter sucesso. Lembre-se de que nenhum vendedor, mesmo o melhor, possui todo o conhecimento.
  • Se algo não funcionar, tente opções diferentes. Nunca se esqueça de que você pode mudar seus planos, mas não seus objetivos.
  • Lide com qualquer negócio que você fizer com ética. Não se esqueça que mais cedo ou mais tarde a verdade vai aparecer e você terá que pagar um preço.

5- Joy: o nome do sucesso (2016)

Às vezes é difícil encontrar filmes em que a protagonista seja uma forte mulher empreendedora e onde sua história de sucesso seja contada.

Felizmente, Hollywood está dando cada vez mais importância ao gênero feminino, e um dos exemplos mais recentes é o filme Joy (2015).

Inspirado em acontecimentos reais, conta a história de Joy Mangano, uma jovem com três filhos que decide que não será uma simples trabalhadora para o resto da vida.

Incentivada pelo pai, ela inventa o Miracle Mop, um tipo de esfregão com franjas de algodão que será seguido por outros produtos que fazem de Joy um notável inventor de produtos domésticos.

Lições finais

Este filme vai fazer você perceber que não importa se você é homem ou mulher, ou nas circunstâncias em que se encontra.

Se você realmente deseja alcançar algo na vida e está disposto a se empenhar e lutar por isso, ninguém pode impedi-lo.

É incrível ver uma mulher comum se transformar em uma mulher de negócios importante. Vemos como é difícil emergir neste mundo onde as grandes posições são administradas por homens e mulheres não são vistas com seriedade. Não é impossível ir longe, mas você tem que ser forte e acreditar em si mesmo.

6- À Procura da Felicidade (2006)

“Nunca deixe ninguém te dizer, você não pode fazer algo. Nem mesmo eu. Você tem um sonho, você tem que protegê-lo. As pessoas não podem fazer algo sozinhas, elas querem dizer que você não pode fazer isso. Você quer alguma coisa, vá buscar. Está bem?” – Chris Gardner

Esta é uma história inspiradora de um vendedor em dificuldades, Chris Gardner (Will Smith), que perde tudo, incluindo sua esposa, casa e dinheiro. Em vez de mergulhar na autopiedade e na derrota, Chris se recompõe, trabalha mais e com mais inteligência do que a concorrência para tornar a vida melhor para ele e seu filho. Um dos filmes mais motivacionais que existem.

Lições finais

As lições de vida que podemos tirar deste maravilhoso filme estão relacionadas ao esforço e coragem de seu protagonista para seguir em frente consigo mesmo e com sua família nas piores condições possíveis, sem jamais pensar em redição ou desistir do seu sonho.

7- A Grande Aposta (2015)

Baseado no livro de Michael Lewis com o mesmo título, The Big Short conta três histórias separadas, mas paralelas, de indivíduos que foram capazes de prever e lucrar com a crise financeira americana de 2008.

Lições finais

O filme destaca a importância de assumir riscos e convicção. Pouquíssimas pessoas apostariam contra o gigantesco mercado imobiliário da época, mas os personagens deste filme (baseados em pessoas reais) fazem exatamente isso, apesar de enfrentarem o desprezo de toda a comunidade financeira.

Eles se atreveram a pensar de forma diferente em situações nunca antes vistas.

8 – Obrigado por fumar (2005)

Nick Naylor é o porta-voz das grandes tabaqueiras dos Estados Unidos e seu trabalho é defender os direitos dos fumantes perante a opinião pública.

Este filme não é apenas sobre empreendedorismo, mas é muito útil para vendas e para a parte mais comercial de um negócio. Reflete muito bem como a comunicação é essencial para transmitir a visão que você deseja que a sociedade tenha de você.

Lições finais

Vender é um aspecto essencial do empreendedorismo e este filme ensina que é possível vender qualquer coisa, desde que você tenha capacidade de persuasão para atrair seu público.

9- Fome de poder (2006)

Este filme conta a história de Ray Croc, um vendedor frustrado que, ao saber sobre o negócio dos irmãos McDonalds, uma lanchonete no sul da Califórnia com um modelo de produção único, decide assumir o controlo da empresa e transformá-la na mais famosa rede de fast food do mundo

Lições finais

É importante ser persistente ao empreender. Se não funcionar para você, mude para se adaptar ao mercado e continue acreditando na sua ideia.

10- Coco antes de Chanel (2009)

Mais um filme de empreendedorismo em que o protagonista é nada mais nada menos do que a lendária Coco Chanel, uma das designers mais icônicas de todos os tempos.

Narra a origem desta francesa e como ela teve que superar muitas dificuldades como mulher para entrar no prestigioso mundo da moda em seu tempo.

Um exemplo de superação e rebelião contra as regras estúpidas que às vezes nos impedem de seguir em frente.

Lições finais

Não importa se você é homem ou mulher. O que você deve apreciar sobre este filme é que a única opinião que realmente importa para você é a sua.

Se você acredita em algo, persiga-o e não pare até que tenha.

Espero que goste desta lista de filmes para empreendedores com os quais possa aprender conceitos muito interessantes e colocá-los em prática no seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here