Como conseguir o primeiro emprego?

emprego mesmo sem ter experiência profissional

Sei como é ruim não conseguir emprego por falta de experiência profissional, passei por isso. No entanto, fique calmo!

Se você está em busca de emprego, mas não tem experiência profissional, nunca trabalhou antes, saiba que é possível conseguir o seu primeiro emprego, mesmo sem ter experiência.

Confira as dicas que podem ajudar você a conseguir seu primeiro emprego

Procure estágios

Para quem terminou o ensino médio, ainda está na faculdade ou é recém-formado, por experiência própria, eu recomendo que procure estágios, mesmo que seja para trabalhar de graça.

Além da experiência, você vai conseguir algo importantíssimo no mercado de trabalho: contactos.

Se você se sair uma pessoa profissional, de bom carácter, amigável e com um bom relacionamento com os demais, sempre será lembrado no momento que uma vaga for aberta.

Antes de uma vaga ser preenchida sempre há a consulta se conhecemos alguém para o trabalho, e é nesse momento que entram os contactos.

Outra dica muito importante quando estiver à procura de estágio, recomendo que procure estágio em pequenas e médias empresas.

Essas empresas têm muito mais disponibilidade para contratar jovens, mesmo vindo “fresquinhos” da universidade.

Para além disso, o acesso do candidato aos gestores da empresa é muito mais fácil do que no caso de grandes empresas, que tendem a ter um tratamento muito mais anónimo e dificultam o acesso à gestão.

Faça alguns cursos básicos

Como você não tem experiência, sugiro que procure cursos como informática, inglês, qualquer tipo de curso que te ajude a ser mais qualificado, de preferência com certificados para comprovar seu conhecimento.

Além do que, se você gostar e tiver interesse na área das novas tecnologias digitais pode fazer cursos via Internet, inclusive você consegue encontrar alguns de qualidade e o que é melhor, grátis.

Faça trabalhos temporários

No fim do ano há vagas temporárias em lojas e supermercados. Aceite o trabalho temporariamente até arranjar um trabalho ao seu nível de formação.

Um trabalho, mesmo abaixo do seu nível de formação, liberta-o de pressão financeira, contribui para o aperfeiçoamento das suas capacidades sociais e dá-lhe algo importantíssimo na sua situação: experiência.

Crie um currículo eficaz

Trabalhe no seu currículo e faça dele o seu cartão de visita. Não poupe, nem tempo, nem dinheiro.

O primeiro passo é preparar seu currículo com no máximo uma página, coloque seus cursos (caso tenha) e sua formação. Fale também das suas habilidades, ou seja, do que você sabe fazer ou aprende com muita facilidade. Lembre-se das experiências vividas na escola. Se teve a chance de apresentar trabalhos em grupo, ser representante de turma e organizador do time de futebol, etc.

Essas informações acrescentadas ao currículo já criam um perfil profissional para você e, pode ter certeza, o entrevistador irá perceber isso ao ler o seu currículo.

 Conclusão

Hoje em dia, as empresas procuram pessoas de confiança e responsáveis que tenham o compromisso com o trabalho.

Portanto, ter uma boa dose de autoconfiança (saber seu potencial), comprometimento, persistência e honestidade são características que podem fazer um diferencial para você conseguir um emprego sem experiência.

Espero que nossas dicas tenham lhe sido úteis.

Se tem alguma dica ou dúvida, por favor, nos diga nos comentários, vai ser muito útil aos outros leitores?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here