As 6 áreas da engenharia mais promissoras em Moçambique

Devido a descoberta de grandes reservas de gás no país, determinadas áreas da engenharia vêm ganhando destaque no mercado por aliar muitas oportunidades de emprego com bom salário.

Os profissionais que se formarem nessas áreas nos próximos anos não terão problemas de emprego, este otimismo é devido à sua forte ligação com o desenvolvimento econômico do país.

Em Moçambique existem diferentes especializações na carreira de engenheiro. Mas essas áreas são, no momento, as mais promissoras.

As 6 áreas da Engenharia mais promissoras em Moçambique

1. Engenharia de Petróleo

Os engenheiros de petróleo normalmente trabalham na perfuração e na implementação e monitoramento do plano de perfuração para a extração de petróleo.

A Engenharia de Petróleo e Gás tem sido a área mais procurada nos últimos anos e deve continuar crescendo na próxima década devido aos projetos de gás na bacia do Rovuma, Cabo Delgado.

2. Engenharia Civil

A Engenharia Civil além de ser uma das mais procuradas atualmente, o número de profissionais cresceu muito nos últimos anos.

O profissional pode atuar em diferentes áreas e uma das mais comuns voltada para projetos e estruturas.

Apesar do setor de construção ter desacelerado um pouco nos últimos anos, as projeções para a área são boas.

3. Engenharia Eléctrica

A engenharia elétrica é outro dos campos tradicionais de engenharia que continuará crescendo nos próximos anos devido ao alto crescimento económico que o país esta vivendo.

Existem muitas oportunidades de emprego em todos os tipos de setores: eletroeletrônico, comunicações e transportes, siderurgia, metalomecânica, petróleo, desenvolvimento rural, alimentos e muito mais.

4. Engenharia Informática

A Informática é outro ramo que vai continuar a crescer em Moçambique, independentemente do momento económico.

O consumo de tecnologia tende a aumentar nas empresas, e a presença de profissionais capazes de conceber, implementar e gerir sistemas será fundamental. O futuro também exigirá mais desenvolvedores (de softwares, aplicativos e soluções) e especialistas em segurança.

Na verdade, de acordo com o relatório Future of Jobs 2020 do Fórum Econômico Mundial, Cloud computing e Big data estarão entre as competências mais procuradas em 2020 e 2025, o que reforça o valor de estudar informática.

5. Engenharia Ambiental

Está uma outra área da engenharia que tem ganhado popularidade nos últimos anos devido a uma preocupação crescente com a preservação do planeta.

Setores como mineração, construção, agricultura e, sobretudo, a indústria de petróleo e gás, irão precisar muito de engenheiros ambientais.

6. Engenharia Mecânica

A engenharia mecânica é a área que se ocupa de estudar e atuar no desenvolvimento, gestão e supervisão de sistemas mecânicos. Por ser o setor que trabalha com máquinas, equipamentos, motores e transportes, é uma área que está sempre atuando em conjunto com profissionais das áreas de eletricidade, produção, automação, entre outras.

Esta é uma área muito promissora, pois, os projetos de gás, vão precisar de muitos técnicos e engenheiros para fazer a manutenção dos equipamentos.

Conclusão

Com a descoberta de grandes reservas de gás em Cabo Delgado, haverá muitas oportunidades de emprego nessas áreas da engenharia que provavelmente crescerão nos próximos anos.

As empresas vão querer contratar os melhores talentos, então vale a pena escolher uma área da engenharia que realmente interessa a você e desenvolver sua carreira em torno de algo pelo qual você seja apaixonado.

Estou muito animado para ver o que o futuro reserva para toda as áreas da engenharia em Moçambique.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here